Aqueles que viajam com freqüência para os Estados Unidos já estão familiarizados com a culinária do País. Agora, famosas redes norte-americanas de restaurantes desembarcarão no Brasil. A hamburgueria americana Carl’s Jr. foi inaugurada no ano passado e atualmente já possui quatro unidades em shoppings e aeroportos nacionais. A lagosta do Red Lobster também já pode ser experimentada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em uma refeição que fica em torno de R$ 58. O conhecido restaurante norte-americano Olive Garden, que serve massa italiana e possui cerca de 800 unidades espalhadas pelo mundo, também está presente em terminais do local.

abre.jpg
O restaurante norte-americano Red Lobster, especializado
em fruto do mar, inaugurou uma franquia no Aeroporto
Internacional de Guarulhos, em São Paulo

A chegada dos novos restaurantes são resultado do investimento de grandes empresas do ramo da alimentação na internacionalização de suas marcas. A International Meal Company (IMC), maior empresa de alimentação fora da América Latina, foi a responsável pelas parcerias com empresas americanas e negociações que permitiram o desembarque desses restaurantes no Brasil. Presente aqui desde 2007, a IMC representa marcas como Viena, Frango Assado e Wraps. A empresa pretende inaugurar em breve no aeroporto de Guarulhos o bar Margaritaville, especializado em coquetéis dos mais variados tipos. “Há uma tendência gastronômica de internacionalização de paladares.

E o franqueamento vem atender esse movimento global”, explica João Bonomo, especialista de empreendedorismo do IBMEC. Outro fator que contribuiu para a chegada ao País dos restaurantes americanos foi a privatização dos aeroportos, que possibilitou a entrada das franquias em áreas restritas de voos internacionais. “Encontramos uma demanda de passageiros que queriam repetir no Brasil a experiência que tiveram em suas viagens para os Estados Unidos”, disse à ISTOÉ Neil Amereno, diretor de relações com investidores da IMC. Aproveitando o ambiente propício aos novos negócios, a Alsea, operadora mexicana de franquias responsável por trazer ao Brasil a pizzaria Domino’s e o sucesso americano Starbucks – cuja participação foi posteriormente vendida – se prepara para inaugurar duas unidades do restaurante americano PF Chang’s, de culinária asiática, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A expectativa é abrir 30 restaurantes em 10 anos.

ECO-03-IE-2324.jpg
Com mais de 800 restaurantes espalhados pelo mundo, a maioria
deles nos Estados Unidos onde a rede nasceu, o italiano Olive Garden
também abriu uma unidade em Cumbica. O bar Margaritaville,
especializado em coquetéis, chegará em breve

ECO-02-IE-2324.jpg

O mercado gastronômico do País parece andar na contramão dos baixos resultados econômicos do País. Novos cursos de culinária, feiras gastronômicas e produtos gourmets têm surgido a cada dia no País. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o setor de alimentação hoje no Brasil é responsável por 2,7% do PIB nacional. Em 2014, espera-se um crescimento real do mercado de 3% e R$ 104 bilhões em faturamento. “Por mais que a economia vá mal, as pessoas comem fora de casa. É uma necessidade e um evento ”, afirma Bonamoro.

Para evitar prejuízos, a exemplo do que ocorreu com o Hard Rock Café e a rede Chili’s Grill & Bar, que não “pegaram” no Brasil, o conhecimento do mercado nacional é essencial. Nesse quesito, a IMC diz estar prevenida e afirma que os resultados dos novos restaurantes são positivos até agora. “Aprendemos algumas coisas. Sabemos o que o consumidor brasileiro quer e o que ele não quer”, afirmou Neil Amereno, diretor de relações com investidores da IMC. “Temos de nos adaptar ao paladar do brasileiro. O conhecimento local é a chave nesse negócio”, ensina.

IEpag124_Eco.jpg

Foto: Gero/Fotoarena, Juh Guedes; Ethan Miller/Getty Images