26/04/2000 - 10:00
Laser contra a degeneração macular
O governo americano aprovou um novo tratamento para combater a degeneração macular, uma das causas mais comuns da cegueira em pessoas acima de 60 anos. Chamada Terapia Visudyne, o tratamento para a perda de visão lenta e irreversível provocada pela doença, que acomete a retina, combina doses intravenosas do remédio Visudyne com sessões de laser de cerca de 20 minutos. O tratamento já está sendo usado na Suíça.
Mente
Prozac melhorado
A indústria farmacêutica Eli Lilly conseguiu uma licença para desenvolver uma versão melhorada do medicamento Prozac, uma das drogas mais prescritas mundialmente contra a depressão. A versão modificada deve estar pronta em 2002 e espera-se que seus efeitos colaterais, como a disfunção sexual, sejam menos intensos.
Criança
Música do útero
Um CD com faixas que reproduzem sons do ambiente uterino, como o pulsar do coração materno, é recurso já utilizado por mães no Japão e nos Estados Unidos para acalmar o choro e recuperar a tranquilidade das crianças. Recém-lançado no Brasil, o CD Baby Calm vem com instruções de uso e pode ser adquirido nas lojas das maternidades ou pelo site www.gfs.com.br/babycalm
Aromas emotivos
Depois de 15 anos de investigação, a equipe do pesquisador Alan Hirsch, da Fundação Smell & Taste Treatment and Research, em Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que certos odores estimulam a memória e provocam mudanças de estado de espírito e de comportamento. Hirsch afirma que misturas de aromas florais ajudam a aprender mais rápido, o cheiro da maçã verde diminui dores de cabeça e os perfumes de lavanda e baunilha induzem ao relaxamento.
Boa notícia
Nova alternativa ao transplante cardíaco
Uma minibomba cardíaca, do tamanho de uma rolha de garrafa de vinho, colocada no coração de uma mulher para bombear o sangue oxigenado pelo corpo, é a mais recente esperança dos cientistas para evitar transplantes. A primeira cirurgia do gênero em seres humanos aconteceu na semana passada, no Centro do Coração do Luke’s Episcopal Hospital, em Houston, no Texas.
Sua dúvida
Líquidos
Ingerir líquidos durante as refeições pode realmente causar algum dano à saúde ou à digestão? É verdade que engorda?
Florinato Sertão, Vitória da Conquista
O problema de ingerir mais de 100 ml (um copo americano) de líquidos até 30 minutos antes ou depois da refeição é que o ácido gástrico, que estava na medida certa, fica menos concentrado, prejudicando sua ação. Essa alteração torna a digestão mais demorada e menos bem feita. Mas não que isso engorde. O que pode ocorrer com quem sempre ingere uma grande quantidade de líquidos durante a refeição é a carência de alguns nutrientes que, pela má ação do ácido, não foram absorvidos.
Mirtes Stancanelli, nutricionista professora da Universidade Federal de São Paulo
Encurtamento dos membros
Qual o tratamento para quem tem encurtamento dos membros? O que é possível fazer para amenizar o problema?
Tatiane Carvalho, Bahia
É preciso descobrir com o médico a causa do encurtamento. O diagnóstico é essencial para a escolha do tratamento, que pode ser apenas exercícios de alongamento dos músculos comprometidos até uma reeducação postural, acompanhada pelo fisioterapeuta. Desvio na coluna é um dos principais causadores dos encurtamentos, porque levam ao desequilíbrio da cadeia muscular. Para isso, a indicação é o alongamento. Três séries diárias de cada exercício, de 15 minutos cada, são uma quantidade adequada.
Cláudia Quintanilha, fisioterapeuta