23/05/2014 - 20:50
Produtos cosméticos para beber são a nova fronteira da indústria da beleza. Já existem, por exemplo, águas com colágeno (proteína que dá firmeza à pele) que prometem benefícios. O mais recente lançamento nessa área é uma água chamada Harmonized H2O que está sendo classificada por seu fabricante, a Osmosis Skincare, como o primeiro filtro solar potável do mundo.
A estratégia de marketing fez o Harmonized H2O ser comentado por jornais conhecidos e repercutir em vários sites. Mas, enquanto as vendas online crescem, as reações começam a surgir. A Fundação Britânica para a Pele, por exemplo, pediu extrema cautela e considera que a propaganda do produto é incentivo para que as pessoas deixem de usar os filtros convencionais.
No site da Osmosis Skincare, as informações são pouco claras. Fica difícil encontrar, por exemplo, uma descrição das substâncias presentes na fórmula. E a explicação para sua forma de ação é, no mínimo, intrigante: a companhia afirma que a ingestão do produto promove uma mudança no “padrão vibratório” das células capaz de aumentar 30 vezes a proteção solar em comparação à capacidade natural da pele de se defender dos raios UVB, associados ao câncer de pele. Para obter esse efeito, a pessoa teria de tomar um pouco a cada quatro horas. A garrafa está sendo vendida por cerca de US$ 30 (cerca de R$ 66).
DÚVIDA
As explicações da empresa sobre o produto não são claras
Outros produtos orais para a proteção solar, como as pílulas Heliocare, contêm substâncias que agem em células da pele para aumentar sua resistência aos raios solares. A dermatologista Mônica Aribi, de São Paulo, diz que é necessário esperar mais estudos. “Esse produto não foi sequer mencionado no último Meeting da Academia de Dermatologia Americana, onde são discutidos os avanços na área”, diz. O congresso ocorreu em março. “Além disso, esse filtro para beber só agiria contra a radiação UVB. Assim, continua sendo necessário usar outros filtros para se proteger da radiação ultravioleta A e dos raios infravermelhos”, alerta a médica.
Fotos: Shutterstock; Divulgação