08/09/1999 - 10:00
Hormônio da obesidade
É possível que a cura da obesidade esteja mais perto do que se pensava. Segundo cientistas da Fundação Oklahoma de Pesquisas Médicas (EUA), um hormônio produzido pelo cérebro chamado alpha-MSH pode, além de diminuir o apetite, auxiliar o organismo a acumular menos gordura. Embora a ação do hormônio não tenha sido provada em humanos, a experiência com animais é promissora. Ratos obesos perderam quase 50% do peso em apenas duas semanas com injeções diárias de alpha-MSH.
Reparo genético
Pela primeira vez, cientistas reparam defeitos genéticos em animais. Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Minnesota (EUA), num estudo com ratos, fabricaram um pedaço de DNA sintético e o enxertaram em um gene defeituoso. As células com o DNA reparado reproduziram-se normalmente, corrigindo o defeito anterior. A pesquisa, que começará a ser testada em humanos no ano que vem, poderá beneficiar portadores de doenças causadas pela falha de um gene, como a hemofilia e a anemia.
Vacina contra a Aids
Um novo foco de pesquisa contra o HIV, vírus da Aids, foi apresentado nos EUA. Uma equipe de cientistas franceses e americanos, entre eles Robert Gallo, o primeiro a isolar o HIV, teve uma idéia original. Bloquear uma parte do vírus que, como se verificou com o tempo, sofre poucas mutações. Por isso, por meio de uma vacina, eles criaram anticorpos contra a proteína TAT, que alguns especialistas acreditam ser fundamental no processo de replicação. Deu certo. Em ratos, a experiência mostrou que a vacina neutraliza o vírus, o que dá esperanças para futuros testes em humanos. "A vacina não só impediria uma pessoa de se contaminar como também inativaria o HIV em quem já está infectado", diz o virologista paulista Ricardo Diaz.
Soja e menopausa
Uma xícara de queijo de soja ou três do seu leite ajudam a mulher na pré ou pós menopausa a se refrescar. Especialistas americanos dizem ser provável que os suplementos de soja aliviem sintomas típicos dessa fase, principalmente as ondas de calor. É que uma substância da soja chamada isoflavonóide atuaria no organismo de forma semelhante à que age o estrógeno, hormônio que começa a declinar na idade próxima à menopausa.
Pneumonia em instantes
O órgão americano de controle de remédios e alimentos (FDA) aprovou o primeiro teste rápido para detectar pneumonia. O Binax, como foi batizado, consegue determinar, em 15 minutos, com uma amostra da urina do paciente, se a causa da doença é mesmo uma bactéria e se deve ser tratada com antibiótico. Há doenças com sintomas semelhantes aos da pneumonia mas causadas por vírus, contra os quais o antibiótico é inócuo.
A causa da diabetes
Pesquisadores da Universidade de Yale (EUA) anunciaram ter descoberto a causa da diabetes tipo 1, caracterizada pela dependência diária de injeções de insulina. Em ratos preparados especialmente para desenvolver o distúrbio, os cientistas localizaram uma proteína que estimula o ataque do sistema de defesa às células do pâncreas responsáveis pela fabricação da insulina. A descoberta pode ser considerada um novo caminho para a cura da doença que afeta um milhão de americanos.
Por Cilene Pereira – Colaboraram: Kátia Stringueto e Marina Caruso