08/03/2000 - 10:00
I N T E R N E T
Tudo sem fio
Durante a maior feira européia de tecnologia, a CeBit, que terminou na quarta-feira 1º, ficou claro que Internet e telefone serão uma coisa só. Grandes fabricantes apresentaram na alemã Hannover seus aparelhos portáteis sem fio com acesso à rede. A Ericsson lançou o Screen Phone, telefone onde se pode escrever e-mail e navegar na Web rabiscando na tela colorida com caneta especial. O aparelho usa sistema operacional Linux e estará à venda no final do ano. A Siemens anunciou o SIMPad, prancheta multimídia de onde se acessa a Web e tomam-se notas como num PC. Pesa um quilo, usa sistema Windows e será lançado na Europa até junho. A Motorola levou seis relógios, um deles com bracelete que vira celular, e anunciou parceria com 19 sites, entre eles Amazon. com, para facilitar a compra online a partir dos celulares adeptos da tecnologia Wap, sigla em inglês para protocolo de aplicações sem fio.
T E C N O L O G I A
Latido virtual
Latido virtual Snaffles, o cão da foto, foi um dos 17 animais a cruzar a fronteira entre França e Inglaterra sem submeter-se a uma quarentena para evitar transmissão de doenças. Funcionários do Eurotúnel, o trem rápido que cruza o Canal da Mancha, testaram o passaporte digital para animais, um microchip embutido sob a pele que guarda dados como nome do bicho e de seu dono, além dos certificados negativos para raiva e pulgas.
BIOLOGIA
Q.I. de cebola
Q.I. de cebola Estudo da Universidade de Harvard comprova: o ser humano, ainda que seja Einstein, tem 12 vezes menos material genético que uma apetitosa cebola. O autor da tese, Dmitri Petrov, diz que seres vivos eliminam genes desnecessários, ou “DNA sucata”, ao longo da vida. A cebola demora mais que o homem para descartar o lixo.