Beleza não é tudo. Depois da medicina alternativa, chegou a vez de a indústria de cosméticos render-se aos efeitos da aromaterapia, técnica que usa fragrâncias como caminho para o bem-estar físico e mental. Na Europa e nos Estados Unidos, produtos que incorporam a filosofia de cuidar do espírito e do corpo ao mesmo tempo vendem muito bem há alguns anos. Agora, as grandes companhias internacionais estão trazendo para cá cremes, loções e outros itens que incluem nas suas fórmulas, além de substâncias que tratam da pele, cheiros capazes de combater o stress, a tristeza, o desânimo. E os fabricantes nacionais também preparam lançamentos, comprovando que a tendência se fortalece no País.
 

A aromaterapia é tão antiga que especialistas sustentam que, três mil anos antes de Cristo, egípcios já dominavam técnicas de extração de óleos essenciais, elementos-chave do tratamento. Retirados de raízes, cascas, flores e madeiras, eles têm diferentes propriedades terapêuticas: antidepressivas, energizantes, relaxantes e estimulantes sexuais, entre outros atributos. São considerados a alma da planta. Esses elementos estão se transformando na alma do negócio de algumas empresas. “As linhas de sensações aromáticas geraram reversão de queda de vendas da Coty nos Estados Unidos”, revela Maria Cristina Archilla, diretora-geral da empresa no Brasil. Neste ano, a companhia importará a família Healing Garden, que inclui loções e incensos. A tradução da marca (jardins que curam) dá a medida do efeito sobre o consumo. Quem não quer ficar mais bonita e saudável? “A aromaterapia aplicada à cosmética é uma tendência forte porque a vida moderna está mais estressante. No momento, trabalhamos também em um projeto sigiloso com uma empresa brasileira dentro dessa área”, diz Maria Cristina.
 

A Neal’s Yard, produtora inglesa de cosmética natural, é uma das pioneiras na área. Com atuação de 20 anos nesse campo, ela abriu espaço para as grandes fabricantes com seus cremes perfumados. “A combinação dos óleos com cremes é interessante porque o benefício vai até a alma. Beleza não quer dizer apenas pele lisa, esticada, mas também brilho no olhar”, explica Zheca Catão, representante da Neal’s Yard no Brasil. Um dos produtos da loja com mais saída, por exemplo, é o rejuvenescedor com olíbano, substância que ajuda a diminuir a depressão.Estar mais bonita e equilibrada espiritualmente é o que busca a especialista em ervas Márcia Ranieri, 43 anos. “Uso produtos que hidratam e que mexem com o emocional, causando uma sensação agradável e de leveza. Eles entram em sintonia com a gente”, garante.
Para descansar bem à noite, já usou um creme de abacate com óleo degerânio, indicado para combater ansiedade e tensão.
Sinais de esgotamento físico são a senha para as consultoras da Clarins na hora de vender a linha Eau Dynamisante, cujo slogan é frescor, dinamismo e vitalidade. “Pedimos licença para passar os produtos no pulso e nas costas dos clientes. A sensação positiva é imediata, tanto para homens quanto para mulheres”, assegura Ângela Cassiano, treinadora da Clarins. Para os mais céticos, vale esclarecer que a relação entre bem-estar psíquico e físico começa pela interação entre os quimiorreceptores presentes na mucosa nasal e as moléculas odoríferas. Por meio de terminais nervosos localizados no nariz, a mensagem é levada a uma região do cérebro chamada rinencéfalo, que desencadeia uma resposta emocional ao perfume. “Fragrâncias provocam estímulos, mas nem todas são aromaterápicas”, ressalva a bioquímica Idalina dos Santos, gerente de pesquisa, desenvolvimento e qualidade da Pierre Alexander. Idalina é uma das responsáveis pela criação da linha Oceano, que a fabricante brasileira lançará em meados deste mês. Para baratear os produtos, a Pierre Alexander decidiu misturar óleos essenciais, como o de eucalipto (antisséptico), com sintéticos.
Não é o ideal. Mas é preciso destacar que os cerca de 100 óleos essenciais explorados comercialmente são caros. Para se ter uma noção desses custos, basta dizer que para extrair uma gota de óleo de rosas são necessários 100 botões da flor. Grandes concentrações da substância nos cremes geram, por tabela, preços elevados. Mesmo diante do alto capital exigido para incorporar os óleos essenciais na produção de cosméticos tópicos, sabe-se que renomadas marcas brasileiras trabalham pesado para entrar no nicho. Embora discreto para o consumidor, o movimento nesse sentido é intenso entre os fabricantes. Afinal, eles estão percebendo que beleza pode ser fundamental, mas ficar bonito por dentro é cada vez mais vital.a.

Como identificar cosméticos que adotam aromaterapia

No mercado, existem diversos produtos que indicam óleos de vegetais em suas composições. Antes de fazer as compras, preste atenção nestas dicas:

* verificar se na fórmula do produto está escrito “óleo essencial” entre os ingredientes
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checar as embalagens. Óleos essenciais são bastante voláteis, requerendo frascos escuros ou que protejam o conteúdo do calor * comprar sempre marcas sérias, com renome no mercado
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Como teste, aplicar o produto na pele e sentir seus efeitos