25/01/2006 - 10:00
Os artistas brasileiros estão surfando numa onda muito favorável nesta temporada de férias. Nunca houve à disposição do público tantas opções de cruzeiros marítimos com apresentações de megaestrelas a bordo. A mistura de passeio turístico com shows e peças de teatro de primeira linha é a grande novidade das viagens de navio. O cardápio de atrações contemplou todos os gostos e idades: a peça Coração bazar, de Regina Duarte, o humor escrachado da turma do Pânico na TV! e shows variados que vão da frenética Ivete Sangalo ao romântico Roberto Carlos. Foi o Rei, aliás, quem deu início à febre. Há um ano, ele fretou o transatlântico Costa Victoria, da Costa Cruzeiros, para fazer um show a bordo. O sucesso foi estrondoso e os 2.300 lugares se esgotaram em pouco tempo. A primeira experiência teve a aprovação de Roberto Carlos. “Foi uma apresentação mais intimista que o normal, parecia que estava com uma turma de amigos”, disse ele na época, referindo-se à apresentação no auditório de 700 lugares.
O Rei gostou tanto que desta vez cantará duas vezes em dois cruzeiros (nos dias 11 e 18 de fevereiro), onde será gravado um DVD. “Da primeira vez, fomos procurados pelo empresário de Roberto Carlos que nos propôs a idéia e o resultado superou a expectativa. Foi uma experiência que acabou abrindo um novo mercado para os artistas nacionais e este ano terá dose dupla”, afirma Francisco Ancona Lopez, diretor de marketing da Costa Cruzeiros. A concorrência foi atrás e usou a criatividade para oferecer opções de vários tipos. A CVC, que opera os pacotes de viagem do navio Grand Mistral, realizou na embarcação os shows de Fábio Jr., em dezembro e de Ivete Sangalo, em janeiro. O sucesso foi tanto que o cantor promete replay: “Quero repetir a experiência”, disse.
A empresa também teve Regina Duarte a bordo do navio Blue Dream, com sua peça Coração bazar. “Essa variedade de atrações vai crescer ainda mais nas próximas temporadas”, aposta Guilherme Paulus, presidente da CVC. Para ele, a grande oferta de pacotes turísticos desse tipo pode se tornar uma marca autenticamente brasileira. “O mercado internacional de cruzeiros não costuma oferecer tantas opções culturais de primeira linha numa mesma temporada.” A Island Cruises foi outra a seguir a tendência e criou cruzeiros voltados para o público jovem. Em dezembro teve a bordo do Island Escape a turma do Vesgo, Sabrina Sato e Silvio Santos, do humorístico Pânico na TV!, o Skank e o Capital Inicial em uma mesma viagem e do dia 17 a 20 de fevereiro terá Claudio Zolli e quatro DJs para uma balada em alto-mar. “Não tenho dúvida: essa idéia vingou, veio para ficar”, acredita Ancona Lopez, da Costa Cruzeiros.