11/04/2001 - 10:00
Brasil firmou-se como o maior celeiro de bons pilotos do mundo nas últimas três décadas. Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna foram os astros de uma série que rendeu oito títulos na Fórmula 1 e dois na Indy, entre outras conquistas. O surgimento dessa dinastia só foi possível graças à mais elegante e romântica fase do automobilismo nacional, entre 1958 e 1972: um ciclo iniciado com a criação das equipes oficiais das montadoras DKW, Simca e Willys, e encerrado com o título de Emerson na F-1. Parte da história desses anos mágicos acaba de ser resgatada num trabalho primoroso, o calendário Provas regionais brasileiras, editado pela fábrica de autopeças Mahle Metal Leve.
Um dos responsáveis pela pesquisa é o ex-piloto Jan Balder, o “Papa Omelete”, um holandês que veio para o Brasil com sete anos e foi parceiro de Emerson em várias provas nos anos 60. Balder ajudou a resgatar fotos preciosas de carreteras – carros inspirados em modelos argentinos – em cidades gaúchas, uma influência dos vizinhos argentinos, e de corridas de rua em Florianópolis, Piracicaba, Blumenau e Rio de Janeiro. O calendário traz ainda belas imagens de provas paulistas, como as Seis Horas de Interlagos, de 1967. Uma foto mostra o Karmann Guia-Porsche dos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi, o Renault Alpine de Luís Pereira Bueno, a carretera de Camilo Christófaro e o DKW da dupla Jan Balder e seu parceiro Volante 13. “Nestes anos dourados, foi construída a base para tudo o que se viu depois”, lembra Balder.