11/04/2001 - 10:00
Vigor juvenil
Testes feitos em ratos sugerem que a terapia genética pode ser mais uma arma contra a impotência. Cientistas americanos injetaram nas cobaias um vírus carregando um gene responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos. A estratégia fez com que aumentasse a flexibilidade dos vasos. Dessa forma, a passagem de sangue na estrutura peniana ficou facilitada. E, como se sabe, uma boa irrigação sanguínea é fundamental para a ereção.
Efeito Mozart
Ingleses afirmam que ouvir Mozart incrementa a atividade cerebral. Cientistas notaram que pessoas submetidas às sonatas do austríaco usaram mais o cérebro do que as que não ouviram. O lado esquerdo do órgão processou o ritmo e o tom, enquanto o lado direito ficou ocupado com o timbre e a melodia das composições.
Menos cobertor
Pediatras americanos alertam: os pais não devem aquecer demais seus bebês. Estudo da Universidade de Washington mostrou que altas temperaturas no ambiente provocadas por janelas fechadas ou excesso de cobertores podem contribuir para a ocorrência da síndrome da morte súbita. Como o nome diz, o mal acontece de repente, em geral durante o sono, causando parada respiratória. Outro modo de prevenir o problema é não deixar que a criança durma de bruços.
À moda de Popeye
Nutricionistas americanos garantem: não dá para sentir a diferença de sabor entre um cheeseburger com alface e outro com espinafre. Eles substituíram as folhas e ofereceram os sanduíches a clientes de fast-foods. Os consumidores não descobriram o que havia sido alterado. Foi provado que dá para incrementar o lanche com verduras mais nutritivas sem alterar o gosto da comida
Novo coração
Esperança para quem teve parte do músculo cardíaco
danificado por problemas como o infarto. Cientistas dos EUA reativaram áreas lesadas do coração com o uso de células embrionárias, capazes de se transformar em qualquer célula do corpo. Feito em animais, o experimento mostrou que essas células substituem as danificadas e induzem à formação de novos vasos sanguíneos para irrigação da área.
Cárie
O Carisolv é eficaz para dissolver a cárie sem ter de usar o motorzinho?
Dimas Paulo da Silva, Bahia
O Carisolv é eficaz e está aparecendo no mercado como alternativa ao método tradicional. É um gel que se aplica sobre o tecido cariado. Sua ação é na dentina, parte que fica embaixo do esmalte. Na verdade, ele amolece o tecido atingido por bactérias. O dentista, então, remove esse tecido com a ajuda de instrumentos. O bom do Carisolv é que ele só age nos tecidos já danificados. O que estiver sadio não é atingido. Mesmo assim é necessário que o dentista use o material com cautela para remover corretamente a área afetada.
José Carlos Imparato, professor da Universidade de São Paulo
Pêlos
O que é eflornitina e como usá-la? Há contra-indicações?
Sâmara Dariel, por e-mail
É uma substância química comercializada na forma de creme. Em estudos, retardou o crescimento dos pêlos da face em mulheres. Ela age sobre uma enzima (encontrada no folículo piloso) necessária para o crescimento do pêlo. Não é um produto depilatório e não remove definitivamente os pêlos, atuando de modo complementar a outros tratamentos. A melhora ocorre de maneira gradual. Em média, os fios retornarão à condição original oito semanas após a interrupção do uso da medicação. É contra-indicado para menores de 12 anos. Não há estudos de seu uso em gestantes, nem da associação com outras medicações tópicas utilizadas na face. A eflornitina deve ser prescrita por um médico.
Luciana Conrado,
dermatologista de São Paulo