Raridade
A organização ambiental WWF (Fundo Mundial para a Natureza) anunciou na quarta-feira 4 o nascimento do milésimo mico-leão-dourado (foto) na reserva biológica de Poço das Antas, no Rio. Há 30 anos, quando o projeto de conservação começou, havia 200 animais no local. A população de micos precisa dobrar até 2025 para sair da lista das espécies ameaçadas de extinção.

Primo distante
Mais 11 planetas foram descobertos fora do sistema solar, mas um em especial chamou a atenção dos astrônomos. O planeta que orbita a estrela HD 28185 está numa área classificada de propícia ao desenvolvimento da vida. Distante 150,6 milhões de quilômetros da estrela, apenas um milhão a mais que o trajeto da Terra ao Sol, o planeta tem um ano de 385 dias e superfície gasosa inabitável. Os astrônomos esperam encontrar condições favoráveis à vida nos satélites que rodeiam o planeta.

Cheiro de sexo
As mulheres exalam um perfume mais sensual e agradável no período fértil de seu ciclo menstrual. Proibidas de usar perfume, talco ou sabonete com fragrância, 17 mulheres vestiram a mesma camiseta por três noites seguidas e trocaram a blusa nas outras noites. Os 52 homens com quem elas se deitaram foram unânimes. Disseram aos cientistas da Universidade do Texas preferir o aroma natural da fecundidade.

Parece, mas não é
Ele tem formato de caneta, mas é um mouse. Criado por um médico sueco, o Ullman Mouse (foto) promete evitar lesões causadas nos músculos pelo uso constante do PC. O mouse-caneta tem sensor óptico, evita pressão nos músculos do braço e antebraço e facilita a escrita. Ainda sem preço definido, a novidade deve estar à venda no ano que vem.

Contra o câncer
A nova arma para enfrentar o câncer foi inspirada no projeto Seti, que usa o poder de processamento de vários PCs ao redor do mundo para buscar evidências de vida extraterrestre. Funciona como um protetor de tela, mas é uma potente calculadora que deve abreviar em três a cinco anos o tempo de pesquisa e criação de drogas para combater o câncer. Quem baixar o programa em www.ud.com fará parte de um supercomputador virtual capaz de realizar 50 trilhões de operações por segundo. 

Mosca cítrica

Cientistas do Instituto Agronômico do Paraná inseriram numa laranja-pêra (foto) um gene retirado da mosca-varejeira. O resultado é uma fruta transgênica imune à bactéria causadora do cancro cítrico, mal que causa prejuízo anual de R$ 300 milhões ao País.