19/09/2007 - 10:00
Um concurso nacional de fotografia que contempla profissionais e amadores foi a forma que a Agência Megaphoto encontrou para homenagear o fotógrafo João Primo, morto em 8 de julho de 2006 aos 44 anos de idade. Para o Primeiro Concurso Nacional Megaphoto – Prêmio João Primo de Fotografia foi escolhido o tema: “A vida é feita de momentos. fotografe-os”. É uma temática extraída do conceito de “momento decisivo”, do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), que define o instante em que o fotógrafo “observa o momento, segura o tempo e congela a ação”, imortalizando um ato que não se repetirá. É um conceito tão consagrado que norteou os trabalhos de muitos profissionais, entre eles João Primo, cujo olhar atento captou muitos fragmentos de vidas anônimas e flashes do cotidiano.
Fotógrafos e amadores de todo o Brasil poderão entregar seus trabalhos até 31 de outubro. Entre 1º e 7 de novembro, as fotos serão analisadas por uma banca examinadora composta por cinco renomados profissionais: João Bittar, Egberto Nogueira, Gal Oppido, Anna Carboncini e Araquém Alcântara. Os resultados finais serão divulgados oficialmente no hotsite da Megaphoto, em 10 de dezembro. “Esperamos a adesão de dez mil participantes. Temos a expectativa de que o concurso revele novos talentos e promova o incentivo à cultura”, diz Carol Carloni, uma das sócias da Megaphoto.
MEGAPHOTO: Carol e Thaís ampliaram o projeto de Primo
Para os profissionais, os prêmios são um computador Apple de 2 GB de memória RAM (1º lugar); um notebook Amazon PC A101V (2º lugar) e um HD externo Iomega 320 GB (3º lugar). Mas os destaques são para os amadores. Além de ganhar um HD externo Iomega 320 GB, quem conquistar o primeiro lugar terá direito a um estágio remunerado de três meses no Jockey Club de São Paulo. O estágio terá início a 15 de janeiro de 2008 e o ganhador receberá um salário de R$ 600 por oito horas de trabalho diário, com folgas de dois dias na semana. Para o 2º lugar, o prêmio é um colete de fotógrafo Now Bomb, da Press Fashion, e um curso gratuito de fotografia a ser ministrado pela escola de fotografia Fullframe. O ganhador poderá escolher entre fotografia digital básico ou avançado (12 horas de duração); tratamento de imagem, básico ou avançado (12 horas) ou iluminação em estúdio (15 horas). E o 3º lugar receberá uma impressora fotográfica Canon CP720.
Editor de fotografia da revista ISTOÉ por 15 anos, depois de ter atuado como freelancer em Washington, D. C., e San Francisco, João Primo criou o projeto da Megaphoto em 2003, inicialmente a partir de seu próprio arquivo de fotos e das de alguns colegas fotógrafos. “Eu e a Carol continuamos o trabalho do João, mas dando um toque empresarial à agência”, diz Thaís Vianna, sócia da Megaphoto.