12/05/1999 - 10:00
Gordinhas fora do páreo
Adolescentes gordinhas estão em desvantagem para arranjar encontros com rapazes. Numa pesquisa da Universidade da Carolina do Norte com cerca de 200 garotas, foi constatado que uma garota com 1,60m de altura e 57 quilos tem duas vezes mais chances de não encontrar um parceiro do que uma garota com a mesma altura e sete quilos a menos. Segundo os médicos, os pais deveriam mudar os hábitos alimentares da família e incluir exercícios físicos na rotina para ajudar suas filhas a encontrar namorado, além de mantê-las saudáveis.
Artéria no bolso
Carregar radiografias de artérias obstruídas no bolso ajuda a reverter a obstrução e aumenta a expectativa de vida. Um estudo realizado pela Southern California Prevention and Research Center, em Los Angeles, analisou 210 pacientes em torno de 54 anos com obstruções arteriais. Metade passou a carregar as radiografias de suas artérias e o restante só olhou para o exame uma vez. Os pacientes que carregaram as radiografias perderam mais peso, pararam mais de fumar e passaram a fazer mais exercícios. Resultado: melhora na desobstrução das artérias e diminuição do risco de infartos e derrames.
A pílula da diabetes
O sonho dos diabéticos de se livrarem das injeções de insulina pode estar prestes a se realizar. Um grupo de cientistas europeus e americanos descobriu um composto químico – identificado pela sigla L-783,281 –, capaz de imitar ação da insulina em ratos. A substância reduz o açúcar no sangue, permite que as células metabolizem a glicose e pode ser tomada via oral.
Diagnóstico para a próstata
Um tipo de exame de sangue poderá ser a mais nova arma no combate ao câncer de próstata. Trata-se do hK2. Ele mede a concentração sanguínea de uma enzima envolvida no processo tumoral. Em conjunto com o tradicional teste de PSA, o exame proporciona uma eficácia de 95% no diagnóstico dos tumores. As vantagens do novo teste, que está sendo desenvolvido nos Estados Unidos pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, são a detecção precoce e mais precisa da doença (o que aumenta a chance de cura) e a redução de cirurgias para biópsia, normalmente utilizadas para confirmar o diagnóstico.
Ansiedade masculina
De acordo com estudos realizados pela Universidade da Califórnia, os homens fumam cigarros para estabilizar o humor e melhorar o astral. Os pesquisadores comprovaram que, ao contrário do que se pensava, os homens têm mais tendência do que as mulheres de apanhar um cigarro quando estão bravos, ansiosos ou cansados. Os estudos mostraram ainda que, enquanto os homens associam o desejo de fumar à tristeza e à fadiga, as mulheres fumam quando estão felizes.
Vacina nasal
Pesquisadores americanos da Vanderbilt University Medical Center em Nashville, Tennessee, criaram um método de acabar com a dor das crianças na hora da vacinação contra a gripe. Inventaram uma vacina em forma de spray nasal que, além de indolor, provou ser eficaz no combate à gripe, com sucesso em 83% das crianças vacinadas. Muitos médicos acreditam que a vacina nasal é até mais eficiente que as outras vacinas antigripe, pois atua diretamente nas vias nasais, primeiro local onde o vírus da gripe se instala.
Por Cilene Pereira, Marina Caruso e Thiago Lotufo