TVcicleta contra obesidade
Pesquisadores americanos do hospital St. Lukes’s-Roosevelt desenvolveram uma maneira de tirar do sofá as crianças preguiçosas viciadas em televisão: a TVcicleta, na verdade uma bicicleta ergométrica conectada ao aparelho de tevê que obriga as crianças a pedalar para assistir a seus programas favoritos. Parou de pedalar, a televisão simplesmente desliga. É mais uma invenção para tentar diminuir o problema da obesidade infantil. O número de crianças obesas, entre 6 e 17 anos, nos EUA, já chega a 13%.

 

Cérebro novo
A regeneração de partes do cérebro lesadas por doenças como o mal de Alzheimer se torna cada vez mais possível. É o que mostram três pesquisas realizadas nos EUA. Duas conseguiram reproduzir, em laboratório, células-tronco do cérebro, capazes de se transformar em qualquer célula do órgão e, portanto, de substituir as lesadas. A terceira foi mais além: mostrou que essas células podem migrar para diferentes partes do cérebro, tendo a chance de se alojar onde são necessárias.

 

Coração e temperatura
Quanto mais quente, pior. Pesquisadores gregos foram os primeiros a medir a temperatura interna dos vasos sanguíneos. Por meio de um minitermômetro, eles descobriram que, entre pessoas saudáveis, a temperatura da artéria coronária, que leva sangue ao coração, é constante. Entre as pessoas com placas de gordura, no entanto, principal causa do entupimento dos vasos sanguíneos que podem levar ao infarto, a temperatura tende a ser mais alta em alguns pontos – exatamente onde estão as placas. No futuro, essa medida de calor servirá para que os médicos identifiquem mais fácil e rapidamente as pessoas propensas a doenças cardíacas.

 

Vacina para Aids
O Yerkes Regional Primate Research Center, em Atlanta, EUA, desenvolveu uma vacina que conseguiu proteger macacos contra a infecção do HIV, o vírus da Aids. A vacina foi realizada a partir de um imunizante feito com o código genético do vírus. Durante um ano foram estudados 32 macacos e ficou constatado o sucesso da vacina em proteger os animais que receberam o remédio. Já os animais que não foram vacinados tiveram um grande aumento da carga viral. A vacina poderá ser testada em humanos em cerca de um ano.

O poder do tomate
Uma dieta rica em tomates ajuda a proteger o organismo de infecções. A fruta possui substâncias que impedem a oxidação dos glóbulos brancos (células de defesa do corpo humano). O estudo foi realizado pela Universidade de Milão e mostrou que a ingestão de tomates aumenta as doses dos antioxidantes licopeno e vitamina C.

 

Aspirina contra infertilidade
Tomar pequenas doses de aspirina pode ajudar mulheres que estão se submetendo à fertilização in vitro. A conclusão é do CER Instituto Médico, da Argentina. Num estudo feito com 298 mulheres, os cientistas viram que nas 149 que tomaram diariamente 100 miligramas do remédio em conjunto com drogas para a estimulação do ovário a taxa de gravidez foi de 45%. Entre as restantes, apenas 28% ficaram grávidas.

Por Cilene Pereira e Marina Caruso