19/07/2000 - 10:00
Sasha tem exatamente o mesmo, digamos, código genético de Xuxa. Sua estréia como modelo no desfile da grife Bicho Comeu – que encerrou a 7ª Semana Barrashopping de Estilo, no Rio, quinta-feira 20 – não deixa dúvida. A menina, que completa dois anos este mês, adora passarela, holofote, palmas, fotógrafos… E Xuxa adora quando Sasha passa perto de muita gente e diz: “Oi, povo!” Antes do desfile, a mãe perguntou como ela achava que seria desfilar. Sasha começou a bater palmas e a gritar “Sasha! Sasha!” Ou seja, está preparada e ansiosa pelo sucesso. De mãos dadas com a mãe – linda num vestido branco transparente – e com um dedinho na boca para coçar os dentes, ela andou firme pela passarela, pôs a mão na cintura imitando os gestos de Xuxa e jogou beijinhos para a platéia. A apresentadora encheu os olhos d’água e desabou em choro quando chegou ao camarim.
Na primeira fila, o pai, Luciano Szafir, babava com a performance da aprendiz de estrela. “Estou emocionado e orgulhoso.” A seu lado, o ex-futuro sogro, Luis Meneghel, comemorava: “Sabia que ela faria direitinho.” Embora tenha aplaudido a estréia da filha, Luciano quer que a menina inicie carreira artística só depois de cursar alguma faculdade. “Sasha será o que quiser, mas não darei força para que ela comece cedo. Primeiro, tem de estudar”, afirmou. O ator se sente incomodado com a superexposição da filha na mídia, mas diz entender que é muito difícil mantê-la longe do público: “Quando a mãe sai com ela, vai muita gente atrás. Não tem como evitar.” Luciano garante que não há clima de confronto entre ele e Xuxa: “Sasha é nossa filha. Conversamos sobre a educação dela.”
Mesmo diante de tanta camaradagem, Xuxa deu uma alfinetada no ex-futuro marido: “Disseram que ele falou que eu exponho demais a Sasha. Posso fazer uma lista de coisas que um pai deve fazer para proteger a filha, sem se preocupar com essa tal exposição”, disse Xuxa. “Não posso levar minha filha comigo só porque podem achar que isso é errado? Superexposição é quando dizem que ela tem quatro seguranças ou tiram muitas fotos dela. Peço sempre que respeitem a Sasha. Ela é uma criança! A figura pública sou eu!”, brada a mãe. A madrinha Marlene Mattos, que assistiu ao desfile em pé, falou: “Tá no sangue!” Mas nem todo mundo acha isso bom. A avó de Sasha, a socialite Beth Szafir, não esconde o mau humor ao falar de superexposição: “A filha é da Xuxa. Ela faz o que quiser com a criança”, afirma. Beth não conhece a neta. E ver a menina, pelo menos na mídia, não é um consolo? Beth responde secamente, antes de bater o telefone: “É.”