T E C N O L O G I A
Seu dedo é você

Pelo interesse das indústrias, os sistemas de identificação por reconhecimento de digitais estão para invadir o nosso dia-a-dia. A NTT, maior operadora de telecomunicações do Japão, criou um chip-scanner que identifica uma digital em apenas meio segundo com grau de acerto de 99%. É muito, mas ainda não é o ideal. Como a empresa quer lançar o produto dentro de um ou dois anos, precisa atingir acuidade máxima antes disso.

Robô-aspirador
O fabricante de eletrodomésticos Eureka mostrou nos EUA o protótipo de um prodigioso aspirador robô. Ele funciona sem fios nem controle remoto. Um chip e um radar comandam seus movimentos. Quando o radar detecta um obstáculo, o processador decide qual direção tomar. Basta botá-lo no chão que ele toma um rumo qualquer até atingir uma parede. Feito isso, dá a volta completa no recinto para detectar seu formato e dimensões. Inicia, então, a limpeza, indo e voltando de uma parede a outra enquanto aspira o assoalho e desvia dos móveis. A bateria dura duas horas. Ainda não há planos de produzi-lo em série.

  M U L T I M Í D I A
Telão para PCs

Taí um autêntico objeto do desejo, um monitor de plasma com tela plana de 42 polegadas produzido pela Philips. Ele foi mostrado num encontro da Intel em Palm Springs, Califórnia, para promover o recém-lançado processador Pentium III. O monitor ainda não está à venda em lugar nenhum. Uma pena.

E S P A Ç O

Emprego dos céus
A Agência Espacial Brasileira seleciona o segundo astronauta brasileiro. O escolhido participará de curso no Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston. Lá, se encontrará com o capitão-aviador Marcos Cesar Pontes, de 36 anos, escolhido em 1998 o primeiro astronauta do País. Em 2000, ele voará em um ônibus espacial até a Estação Internacional. A novidade na seleção do segundo astronauta é que concorrem civis e militares de ambos os sexos. O candidato a ser escolhido até 2000 deve ter entre 25 e 45 anos, experiência em atividade científica, inglês fluente e excelentes condições físicas.

I N F O R M Á T I C A
Web-prancheta

Depois dos computadores de bolso, a nova moda são as web-pranchetas. O primeiro modelo foi mostrado em novembro pela fabricante de chips Cyrix. Agora é a vez de a japonesa Hitachi apresentar seu produto, baseado num processador 128 MHz e 32 megas de memória. O computador roda Windows CE 3.0 e pesa 840 gramas. Tem um monitor sensível ao toque, bateria de nove horas e modem 56k. Começa a ser vendido nos EUA no segundo trimestre por US$ 1.199.