15/12/1999 - 10:00
C Â N C E R
Exercício contra o câncer
Praticar uma atividade aeróbica como caminhar ou nadar faz bem para o coração. Agora, está provado que colocar o corpo para se mexer ajuda também contra o câncer. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Alberta, nos EUA, pacientes com a doença que se exercitam regularmente têm mais força muscular e uma qualidade de vida melhor em relação aos doentes que não fazem exercícios.
M E D I C A M E N T O S
Zinco poderoso
Fornecer suplementos de zinco a crianças carentes de países em desenvolvimento pode ser uma boa forma de prevenir a ocorrência de diarréia e pneumonia. A constatação é resultado de um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Os pesquisadores verificaram que a adição de zinco à dieta das crianças por duas semanas reduziu os episódios de pneumonia em 41% e os de diarréia em 25%.
B O A N O T Í C I A
Golpe na malária
Pela primeira vez, uma vacina mostrou proteção contra a picada do mosquito que transmite a malária. De-sen-volvida por americanos, a vacina previne a contração da doença durante dois meses. Mas os médicos acreditam que uma união entre essa vacina e outras que estão sendo estudadas pode gerar uma vacina de durabilidade e eficácia maiores.
B E M – E S T A R
Acupuntura eficaz
Usando um aparelho para fazer imagens cerebrais, cien-tistas viram que a acupuntura combate a dor. Pessoas submetidas a estímulos dolorosos apresentavam atividade em vários pontos do cérebro. Com a aplicação da técnica, a atividade cerebral diminuiu. O que mostra que as agulhas são eficazes.
C O R A Ç Ã O
Emoções demais atrapalham
Sentir variadas emoções ao longo do dia não é bom. Tanto é que doentes cardíacos vulneráveis à gangorra emocional têm quatro vezes mais chance de sofrer uma isquemia (redução do fluxo sanguíneo para o coração) do que os doentes equilibrados.
S U A D Ú V I D A
Enurese
Meu filho tem 13 anos e meio e sofre de enurese noturna não orgânica. Me recusei a uma medicação receitada por um urologista por se tratar de antidepressivo. Existe alguma alternativa?
Suely Ferreira, Ceará
O antidepressivo é uma das formas de tratar o problema porque inibe o processo de micção durante o sono. Mas há outras duas alternativas. A primeira é um alarme, colocado perto do pênis da criança, que avisa quando a urina começa a ser liberada. A outra é o uso de um hormônio antidiurético. O remédio, em forma de spray, deve ser inalado um pouco antes de dormir e reduz a produção de urina durante a noite.
Fernando Kok, neuropediatra
Potência
É possível aumentar o tamanho do pênis com o uso de vacuoterapia? Soube que cientistas coreanos apresentaram estudos sobre o sucesso das bombas de vácuo. O que diz a medicina brasileira?
Marcos Cintra, por e-mail
A medicina brasileira diz que a técnica é experimental. Ou seja, ainda não é aceita. O processo criado pelos coreanos consiste em envolver o pênis com um cilindro e fazer uma espécie de sucção. O vácuo provoca um edema no órgão sexual masculino, mas assim que o inchaço passa, o efeito cessa. O alongamento, portanto, é questionável. No entanto, o método a vácuo, por promover uma dilatação temporária dos vasos penianos, pode favorecer a ereção e contribuir para uma relação sexual mais satisfatória.
Antônio Carlos Lima Pompeo,
urologista e professor da Universidade de São Paulo