08/03/2013 - 21:00
Quando grifes do calibre da revista “Visionaire”, do museu PS1, e de criadores como Alexandre Herchcovitch e Marc Jacobs se juntam, algo de expressivo deve necessariamente acontecer. De fato, quando em outubro de 2010, Cecilia Dean, cofundadora da “Visionaire”, e David Colman, jornalista de arte e moda colaborador do “The New York Times”, realizaram um evento aproximando moda, artes visuais e performance no PS1, de Nova York, surgiu ali a semente de um projeto inovador, de longo prazo e longo alcance que agora chega ao Brasil. Acolhida em São Paulo pelo Sesc e o Senac, a grife MOVE! encontra na cidade terreno fértil para sua programação original, fruto de parcerias entre artistas e estilistas.
ARTE FASHION
Em "Splash", o público recebe um banho de tinta, vestindo alta-costura
O palco para esse grande happening é o Sesc Belenzinho, instalado em um edifício que hospedou uma antiga fábrica de tecidos. Logo na entrada, o visitante encontrará pessoas vestidas com cores vibrantes e envolvidas em uma ação performática denominada “The Big Picture” (“O Grande Retrato”), parceria entre o estilista Dudu Bertholini e o artista Ricardo de Castro. A dupla convida os frequentadores do local a usarem os típicos caftans criados pelo estilista da Néon, demarcando de maneira lúdica os espaços da praça com adesivos em formas e cores diferentes, idealizadas por Castro. “O resultado final será um mosaico vivo”, diz Antonio Haslauer, consultor de moda brasileiro radicado em Nova York e diretor-geral da versão brasileira do “MOVE!”.
Participam do evento oito duplas e um trio. Ganharam reedição do projeto nova-iorquino duas performances. Na instalação “Looks”, de Marc Jacobs e Rob Pruitt, o público participa virtualmente de um desfile de Marc Jacobs; e, na performance “Splash”, da designer Cynthia Rowley e do artista suíço Olaf Breuning, os visitantes vestem modelos criados por Rowley e ganham um banho de tinta de Breuning. “Nossa escolha se deu a partir de nomes que já trabalhavam com processos criativos interdisciplinares”, diz Haslauer.
A mostra também tem como objetivo desconstruir as barreiras existentes entre o público e as cadeias de produção do mundo fashion. Em um setor cuja a circulação cada vez mais se volta para a escala comercial e os eventos especializados como as grandes semanas de moda – Paris Fashion Week, New York Fashion Week e até mesmo a São Paulo Fashion Week – são de acesso limitado ao grande público, propostas como “MOVE!”, de acesso gratuito e nas quais a participação é essencial, se fazem necessárias para democratizar a moda e seus códigos.
ROUPA VIVA
Em "Pé de Jeans", da Ellus e Peter Coffin, árvores serão vestidas com calças
Talvez o trabalho mais emblemático dessa proposta seja a ação “Pose”, do artista Ryan McNamara e dos estilistas Diane von Fürstenberg e Oskar Metsavaht, da Osklen. O trio propõe inverter o fluxo da moda por meio do qual os próprios participantes serão transformados em estampas ao serem fotografados em roupas e poses previamente selecionadas pelos estilistas.
Colaborou Nina Gazire