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Entre os diretores mais discutidos do cinema asiático, o sul-coreano Kim Ki-duk criou polêmica no mais recente Festival de Veneza ao narrar uma perturbadora fábula sobre a realidade social de seu país. Em “Pietá”, que estreia na sexta-feira 15 após receber o Leão de Ouro na mostra italiana, Ki-duk expõe a crueldade com que um agiota cobra as dívidas dos trabalhadores que recorrem aos seus préstimos: ele simplesmente mutila os inadimplentes usando para isso as máquinas que manejam nas oficinas, recebendo assim o dinheiro do seguro. A chegada de uma mulher, que se apresenta como a mãe que ele não conhecia, faz com que a agressividade se volte contra a sua pessoa, num ciclo interminável de violência.

+5 Revelações do cinema asiático

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Hong Sang-soo
Sul-coreano. Seu filme mais recente, “Hahaha”, ganhou o prêmio “Um Certo Olhar” em Cannes

Jia Zhang-Ke (FOTO)
Chinês. Trata das recentes mudanças na realidade social de seu país, como no premiadíssimo “Em Busca da Vida”

Apichatpong Weerasethakul
Tailandês. Recebeu a Palma de Ouro em Cannes com o inventivo “Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas”

Brillante Mendoza
Filipino. Seus trabalhos mais famosos são “Serbis”, “Lola”, e “Em Nome de Deus”, com Isabelle Huppert

Wong Kar-Wai
Chinês. Filmou nos EUA “Um Beijo Roubado”, com a cantora Norah Jones como protagonista