Pele de seda
A Originallis lançou uma linha de óleos vegetais para cuidados com a pele. Segundo a fabricante, além de hidratar, os produtos auxiliam na prevenção de rugas e agem como repelente e cicatrizante. São 16 tipos de óleos, como o de gérmen de trigo (favorece a circulação) e o de cenoura (rejuvenescedor).
 
 
Angelo Maciel      

Fruteira caprichada
Estudo americano com 56 meninas mostrou que quem comeu ao menos três porções diárias de frutas e verduras durante mais de um ano apresentou ossos maiores do que as que não seguiram a dieta. Aproveite para saber mais a respeito do benefício de frutas e hortaliças no site www.5aodia.com.br, programa que estimula o consumo de cinco porções diárias.

Máquina adaptada
A Latina Eletrodomésticos desenvolveu uma máquina de lavar roupas com painel de controle e manual de instrução em braile. Assim, o deficiente visual pode operar o equipamento sem a necessidade de recorrer a outras pessoas. Desde fevereiro o modelo vem passando por testes com consumidores. Agora, já está no mercado. Informações pelo telefone (16) 3375-9500.

Dica da Consultoria 4any1, dirigida por Aulus Sellmer, para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br) A bolha é um acúmulo de fluido entre as camadas interna e externa da pele devido ao excesso de fricção. Não mexa nela por 24 horas para permitir que ela se cure. Se o fluido não for reabsorvido, fure-a com uma agulha esterilizada e limpe com gaze. Antes de colocar o tênis, use band aid exclusivo para bolhas, que pode ser encontrado em grandes redes de farmácia.
 
 
Maior controle
Será lançado em abril uma nova versão do remédio Detrusitol la, indicado para o tratamento de bexiga hiperativa, problema caracterizado por urgência de ir ao banheiro, com ou sem incontinência. A vantagem do remédio é que ele pode ser tomado uma vez ao dia. A disfunção é mais comum entre idosos e prejudica a qualidade de vida. Há pacientes que precisam ir ao banheiro até 20 vezes por dia.
 
 
Vasectomia

Meu marido é vasectomizado há 15 anos. Mas agora gostaríamos de ter uma criança. Como funciona a reversão da vasectomia?
L.M., por e-mail

A reversão da vasectomia depois de dez anos tem de 50% a 70% de chance de dar certo, ou seja, de o homem voltar a apresentar espermatozóides no esperma. A reversão é feita por meio de uma microcirurgia com anestesia geral e não é coberta pelos convênios médicos (custa em média R$ 10 mil). Como ela pode não dar certo, pode ser feita durante a cirurgia a retirada de alguns espermatozóides no local onde são produzidos para serem congelados e eventualmente usados posteriormente em fertilização in vitro. Após a operação, fazemos um acompanhamento da presença de espermatozóides no esperma. Se até um ano depois o homem não voltar a apresentá-los, consideramos a reversão ineficaz. Nesse caso, temos os espermatozóides guardados para tentar a fertilização in vitro. A chance de uma mulher engravidar de um homem vasectomizado é a mesma de engravidar em uma fertilização in vitro. É possível ir direto para a fertilização sem fazer a reversão da vasectomia. Mas isso é algo que precisa ser conversado com o médico. Quando a mulher possui algum fator que complique a gravidez natural, como ter mais de 40 anos, por exemplo, muitas vezes indicamos ir direto para a fertilização in vitro. Caso contrário, estimulamos que a reversão seja tentada antes. Se der certo, o casal pode tentar a gravidez em casa e quantas vezes quiser sem nenhum custo após a cirurgia.
Rodrigo Lessi Pagani, urologista da clínica
Huntington (SP)