24/03/2004 - 10:00
Sono bom, defesa alta
Dormir bem é uma ótima maneira de manter as defesas do corpo mais fortes. A conclusão é de um estudo feito na Universidade de Luebeck, na Alemanha. Os pesquisadores testaram a capacidade de resposta do sistema imunológico ao vírus da hepatite tipo A. Descobriram que aqueles que gozavam de noites realmente relaxantes manifestaram maior poder de fogo contra o agente invasor.
Fora de forma
Um levantamento feito pelo Fleury, Centro de Medicina Diagnóstica, revelou que a saúde dos executivos vai mal. De acordo com a análise realizada com 161 profissionais que se submeteram a um check-up, foi constatado que 66% estavam com excesso de peso e 40% eram sedentários. Além disso, 42% tinham colesterol elevado e 13% apresentaram hipertensão.
|
Ajuda para próteses
A Otto Bock, fabricante mundial de próteses ortopédicas, está lançando junto com o Banco Itaú um programa de financiamento de dois desses produtos, voltados para os membros inferiores. As próteses podem ser financiadas em até 36 vezes, com juros de 1,97% ao mês. Mais informações podem ser obtidas no site www.ottobock.com.br
Obesidade
Tenho 32 anos, 1,70 e peso quase 100 quilos. Como perder peso sem passar fome?
Mariana, por e-mail
Você pode optar por tratamentos mais ou menos invasivos. A primeira opção é a cirurgia de redução de estômago, mas, pela sua descrição, a princípio, não vejo a necessidade de um procedimento tão radical. Uma reeducação alimentar é o mais indicado. É importante ter consciência de que a obesidade é uma doença e não existem receitas milagrosas para acabar com ela. Procure um médico de sua confiança e faça exames para descobrir a causa do aumento de peso. Saiba que devem ser adotadas medidas por longo prazo, para garantir a sua qualidade de vida.
Alexandre Merheb, nutrólogo do Spa Levitate, Rio de Janeiro
Lipoaspiração
Tenho 74 anos. Posso fazer uma lipoaspiração com ultra-som
na barriga?
Sigrid Boretti, por e-mail
A lipoaspiração ultra-sônica é uma tecnologia utilizada no contorno corporal. A cirurgia baseia-se na introdução de uma cânula similar à da lipoaspiração, que emite um pulso de ultra-som. Ela atinge as células de gordura, quebrando-as e dissolvendo a sua parede externa, o que facilita a posterior lipoaspiração. O ultra-som é indicado para pessoas com gordura localizada, boa textura de pele (capacidade de retração) e sem anormalidades nos exames clínico e laboratorial. O fator idade, nessas condições, torna-se secundário.
Ricardo Ribeiro, cirurgião plástico, Clínica Vitée (RJ)