Informação sobre alergias

Estima-se que 25% da população
mundial tenha algum tipo de alergia.
Para obter mais informações sobre o problema, a Aventis Pharma criou o site www.tratandoalergia.com.br. Há orientações para controlar as crises e levar uma vida mais tranquila e dados que ajudam o paciente a compreender melhor esse mal.

O poder dos amigos

Uma pesquisa realizada na Suécia comprovou que bons amigos fazem mesmo bem ao coração. O estudo acompanhou a evolução
do estado de saúde de 741 homens por 15 anos e concluiu que aqueles que mantinham ótimas amizades apresentaram muito menos chance de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que não contavam com o ombro amigo de alguém.

Teste rápido
Cientistas de duas universidades inglesas (Bristol e West of England) desenvolveram um teste para identificar em uma hora os microorganismos que provocam a diarréia. Eles analisam marcadores químicos, que diferem bastante de acordo com o agente causador
da infecção (bactéria ou vírus). Os resultados de exames comuns podem levar dias para sair.

Vou estar tratando…

Pesquisa feita com operadores de telemarketing mostrou que 91% deles têm sintomas de stress e depressão, como desânimo e nervosismo. Além disso, 82% se queixavam também de dores no pescoço e nos ombros. Segundo a fisioterapeuta Carla Oda, responsável pelo trabalho, apresentado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, a necessidade de seguir uma padronização muito restritiva ao telefone impediria a pessoa de usar sua criatividade e expressão pessoal.

 

Dica da Consultoria 4any1 para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br)

Correr ou caminhar sempre no mesmo ritmo aprimora sua condição física, mas um treinamento mais elaborado aproveita melhor seu tempo disponível para treinar. Nunca se esqueça de que quanto maior o ritmo de treino, menor deve ser a sua duração. Esta noção subjetiva de esforço é importante e um relógio com cronômetro ajuda a perceber os ritmos de treino nas respectivas intensidades.

Exercício

Pratico atividade física em dois períodos: antes ou depois do jantar.
No segundo horário, fico menos disposta, talvez por causa da refeição. Qual é a melhor hora para o exercício?

Célia Casseb, Bertioga (SP)

O desempenho da atividade física está relacionado ao relógio biológico
de cada pessoa. Alguns praticam exercício com melhor performance
pela manhã, outros à tarde ou à noite. Observe-se para saber qual é o horário adequado ao seu caso e defina o treinamento dentro dessas características. Quanto à alimentação, faça refeições leves, ricas
em frutas e verduras pelo menos 30 minutos antes das atividades. Alimentos gordurosos demoram mais para serem digeridos e podem prejudicar o desempenho.
Maurício Garcia, fisioterapeuta de São Paulo

Calvície

Tenho 20 anos e já estou sofrendo com queda de cabelo. Como controlar o problema?
Vinícius Gonzaga, por e-mail

A calvície geralmente é um problema de causa hereditária. Existem fatores que podem agravar ou antecipar a queda dos cabelos, como utilização de drogas, má higiene do couro cabeludo, uso exagerado de bonés etc. A melhor forma de se prevenir é manter os cabelos sempre limpos, mesmo que para isto seja necessário lavar a cabeça mais de uma vez ao dia. Outro conselho é não usar substâncias que possam agredir os fios, como tinturas. Procure um médico para acompanhar seu caso. Se for necessário, há a alternativa do microtransplante capilar.
Miguel Sorrentino, cirurgião plástico, Rio de Janeiro