03/03/2004 - 10:00
Informação sobre alergias
Estima-se que 25% da população
mundial tenha algum tipo de alergia.
Para obter mais informações sobre o problema, a Aventis Pharma criou o site www.tratandoalergia.com.br. Há orientações para controlar as crises e levar uma vida mais tranquila e dados que ajudam o paciente a compreender melhor esse mal.
O poder dos amigos
Uma pesquisa realizada na Suécia comprovou que bons amigos fazem mesmo bem ao coração. O estudo acompanhou a evolução
do estado de saúde de 741 homens por 15 anos e concluiu que aqueles que mantinham ótimas amizades apresentaram muito menos chance de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que não contavam com o ombro amigo de alguém.
|
Vou estar tratando…
Pesquisa feita com operadores de telemarketing mostrou que 91% deles têm sintomas de stress e depressão, como desânimo e nervosismo. Além disso, 82% se queixavam também de dores no pescoço e nos ombros. Segundo a fisioterapeuta Carla Oda, responsável pelo trabalho, apresentado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, a necessidade de seguir uma padronização muito restritiva ao telefone impediria a pessoa de usar sua criatividade e expressão pessoal.
|
Exercício
Pratico atividade física em dois períodos: antes ou depois do jantar.
No segundo horário, fico menos disposta, talvez por causa da refeição. Qual é a melhor hora para o exercício?
Célia Casseb, Bertioga (SP)
O desempenho da atividade física está relacionado ao relógio biológico
de cada pessoa. Alguns praticam exercício com melhor performance
pela manhã, outros à tarde ou à noite. Observe-se para saber qual é o horário adequado ao seu caso e defina o treinamento dentro dessas características. Quanto à alimentação, faça refeições leves, ricas
em frutas e verduras pelo menos 30 minutos antes das atividades. Alimentos gordurosos demoram mais para serem digeridos e podem prejudicar o desempenho.
Maurício Garcia, fisioterapeuta de São Paulo
Calvície
Tenho 20 anos e já estou sofrendo com queda de cabelo. Como controlar o problema?
Vinícius Gonzaga, por e-mail
A calvície geralmente é um problema de causa hereditária. Existem fatores que podem agravar ou antecipar a queda dos cabelos, como utilização de drogas, má higiene do couro cabeludo, uso exagerado de bonés etc. A melhor forma de se prevenir é manter os cabelos sempre limpos, mesmo que para isto seja necessário lavar a cabeça mais de uma vez ao dia. Outro conselho é não usar substâncias que possam agredir os fios, como tinturas. Procure um médico para acompanhar seu caso. Se for necessário, há a alternativa do microtransplante capilar.
Miguel Sorrentino, cirurgião plástico, Rio de Janeiro