Depressão hormonal

Um estudo feito por pesquisadores americanos indicou que baixos níveis de testosterona, o hormônio que dá as características masculinas, podem estar relacionados à depressão em homens. Segundo o trabalho, indivíduos que possuíam pequenas taxas do hormônio apresentaram quatro vezes mais chance de ficar deprimidos do que aqueles com quantidades normais da substância. A pesquisa sugere que uma das maneiras de melhorar o prognóstico de tratamento em homens deprimidos com pouca testosterona seja oferecer-lhes doses extras do hormônio.

Promessas de ano novo
Você está cumprindo as promessas que fez no ano novo de comer corretamente ou voltar a fazer exercícios? Se a resposta for negativa, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa feita por site americano de dietas e fitness mostrou que 30% de 12 mil pessoas entrevistadas não tinham incorporado os hábitos até agora, apesar de terem prometido iniciar o ano com vida nova. Como nunca é tarde, a solução é motivar-se (lembrar-se dos bons efeitos dos exercícios e de uma alimentação equilibrada é uma maneira) e finalmente começar.

Olhar perfeito

Mais um produto promete melhorar a aparência da área em torno dos olhos. O Prodigy Eyes, da Helena Rubinstein, tem compostos que, de acordo com a empresa, reduzem inchaços e bolsas, atenuam manchas, evitam olheiras e uniformizam a pele da região. Tudo para que o olhar seja perfeito.

 

Dica da Consultoria 4any1 para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br)

No esporte, o princípio da especificidade (para ser um bom ciclista deve-se pedalar, o nadador deve nadar etc) perdurou por anos. Mas, dependendo do nível de seu condicionamento físico, é possível obter benefícios por meio da prática de várias atividades físicas. Dessa maneira, o treinamento multilateral, como correr e nadar, surge como uma opção interessante, pois pode quebrar a monotonia e fazer com que uma atividade complemente a outra.

Zumbido

Há dois anos tenho problemas de zumbido. Já fiz vários exames e todos deram normais. Agora estou tomando gingko biloba, mas não está dando muito resultado. Gostaria de saber se existe cura para o zumbido e qual o tratamento?
M.P, Minas Gerais

Só é possível tratar de forma efetiva o zumbido no ouvido se for descoberta a causa que leva ao problema. Podem ser inúmeras. Fazem parte da lista, por exemplo, determinados antiinflamatórios, problemas vasculares e endócrinos. Além disso, algumas pessoas apresentam o incômodo quando tomam café em excesso, bebidas alcoólicas, por stress e excesso de atividade física. Recomendo ao leitor procurar outro especialista na área para refazer os exames. Com o diagnóstico correto pode-se começar o tratamento, que varia conforme o caso.
Yotaka Fukuda, otorrinolaringologista da Universidade Federal de São Paulo

Quadril

Tenho 18 anos e queria reduzir o tamanho do quadril, pois ele é muito largo. Existe cirurgia ou outra maneira de fazer isso?
C. M., por -email

O primeiro passo, no seu caso, é uma avaliação minuciosa com um especialista para verificar exatamente os pontos que podem ser melhorados. Na maioria dos casos, trata-se de acúmulo de gordura na região dos culotes, e a melhor indicação é a lipoaspiração. Este procedimento irá promover uma mudança significativa no contorno corporal. Em alguns casos, é necessário primeiro perder peso antes de realizar a intervenção. Consulte um cirurgião plástico de sua confiança.

Ricardo Cavalcanti Ribeiro, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira e Norte-americana de Cirurgia Plástica e diretor da Clínica Vitée, no Rio.