26/06/2002 - 10:00
Acupuntura na psicologia
As sessões de acupuntura não serão privilégio apenas dos consultórios médicos. Uma resolução do Conselho Federal de Psicologia autoriza os psicólogos a usar a técnica como complemento de terapia. A permissão só será concedida a quem comprovar formação em curso específico de capacitação. Vale lembrar que esses profissionais continuam proibidos de adotar como coadjuvantes de tratamento a homeopatia, o tarô, os chás ou florais.
Relaxe no hotel
Foi inaugurado na capital paulista o Hotel Meliá Jardim Europa, da rede espanhola Sol Meliá. O novo estabelecimento tem um diferencial. Um andar chamado Green Floor foi criado para proporcionar maior bem-estar aos hóspedes. Nos banheiros, há sabonetes energizantes e nos quartos as pessoas podem encontrar máscara de ervas para o repouso e travesseiros com perfume relaxante. Sem contar uma fonte que evita que o visitante escute o ruído da cidade.
Ajuda contra o Alzheimer
Acaba de chegar ao País mais um remédio contra o mal de Alzheimer, doença degenerativa caracterizada, entre outras coisas, por demência. Trata-se da galantamina (nome comercial Reminyl), do laboratório Janssen-Cilag. Os fabricantes garantem que a droga é eficaz contra a falta de memória e de atenção e retarda em pelo menos cinco meses o aparecimento de outros sintomas associados ao problema, como delírio e alucinações.
Modeladores
O uso de modeladores ajuda a combater a barriga protuberante?
Laura Silva, por e-mail
Não. Na verdade, o uso de cintas modeladoras vicia a musculatura e acaba até mesmo piorando o quadro. Elas comprimem a gordura e deixam o músculo “preguiçoso”, que fica impedido de fazer os movimentos normais. Por isso, esses artefatos funcionam apenas como “maquiagem”, tendo efeito somente durante o momento de uso. Além de poderem induzir a uma falsa impressão de que se está em forma, abrindo brecha para que se descuide da alimentação e dos exercícios.
Maurício de Maio, cirurgião plástico de São Paulo
Exames na gravidez
Quando uma grávida deve ficar preocupada em ter um filho excepcional? Que exames podem ser feitos para detectar problemas no início da gravidez?
Edlene Nascimento, Salvador (BA)
Toda mulher que engravida deve saber que existe um risco de até 3% de o bebê apresentar algum problema de formação causado por inúmeras razões. São causas genéticas, inflamatórias, obstétricas, entre outras. Para diminuir sua chance de ter um problema desses, você deve consultar seu ginecologista antes de ficar grávida e tratar qualquer alteração apresentada. Hoje, com os avanços da medicina moderna, é possível identificar muitas das alterações que seu bebê possa ter e, dependendo do problema, tratá-lo durante a gravidez.
José Bento de Souza, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP)