16/10/2002 - 10:00
Sorrisos e alto-astral. É o que inspiram as peças divertidas e bem-humoradas da BraZoo. Seja pela provocação, seja pela ingenuidade sugerida na roupa, quem usa não passa despercebido. Como o nome indica, a coleção traz muito do mundo animal, só que no traçado infantil. Desenhos, pinturas, aplicações de retalhos, tricô ou crochê multicoloridos compõem as peças produzidas para adolescentes, mas que acabaram agradando também a muitas mulheres feitas. É a moda conceitual. “Vendo produtos que fazem rir, brincar, pensar na alegria das coisas simples. Gosto de questionar valores, como a seriedade e a correria em que vivemos. Faço modelos para o lazer, um eterno lazer”, define Clarice Borian, criadora da marca. E cada peça é única. “Saia, blusa ou acessório, todos têm seu valor artístico e social. São pintados à mão e cada cenário ou bicho é resultado da criação de pessoas que estavam excluídas da sociedade”, conta a estilista. Explica-se: a confecção agregou a sua oficina de costura grupos de mulheres de baixa renda, pessoas com distúrbios mentais e artistas populares.
Criada há cinco anos, inicialmente para colorir as praias, a grife paulista logo ganhou a cidade. O aumento da produção e a diversidade de produtos abriram espaço para a expressão da mão-de-obra diferenciada. Atualmente, a confecção trabalha com cinco unidades de produção. As roupas pintadas à mão são feitas por artesãos iniciados na arte em suas próprias oficinas. “Tenho uma passadeira que depois de 20 anos virou artista e se orgulha muito disso”, conta Clarice. Para os detalhes em crochê e os cenários montados a partir de retalhos, a BraZoo conta com um grupo de mulheres da periferia de São Paulo.
Os de tricô saem das mãos experientes de algumas vovós de Curitiba. Há ainda uma turma muito especial: os alunos do ateliê Bricoleur, comandado pela terapeuta Maria Regina Marques. “São pessoas que tiveram suas vidas interrompidas por distúrbios ou traumas e estão renascendo com essa possibilidade de se expressar. Estar dentro de uma fábrica, produzindo. Ir até lá, se locomover, se relacionar com o mundo novamente são o seu maior ganho”, pontua a terapeuta.
A BraZoo prima pelo movimento e pela interação. A cliente que chega às lojas próprias da grife em São Paulo é recebida com uma espécie de baralho, que lhe sugere a roupa. A coleção temática brinca com as situações do cotidiano. A cliente pode escolher uma camiseta camaleão “para mudar de cor em caso de mau humor”, outra com um macaco “para pagar mico com estilo” e assim vai. É uma grande brincadeira. Bem de acordo com o que prega a proprietária da grife. “O maior compromisso da vida é ser feliz”, diz ela.