19/06/2002 - 10:00
Adesivos e libido
Um estudo apresentado na semana passada no 10º Congresso Mundial de Menopausa, na Alemanha, sugere que os adesivos de reposição hormonal podem estimular a libido. Isso porque eles não suprimem hormônios masculinos, como a testosterona, também presentes na mulher, que estão associados ao desejo. A reposição feita com pílulas pode afetar a produção dessas substâncias, o que diminuiria a disposição de ter relações sexuais.
Na estrada
Como as férias estão chegando, muita gente começa a pensar em colocar a roupa esportiva de lado, trocando-a por peças com jeito de viagem. Mas especialistas americanos em fitness aconselham a não esquecer a malhação, mesmo longe de acessórios e academias. Alguns hotéis oferecem equipamentos e salas exclusivas. Se não houver nada disso no local, vale o improviso. Use listas telefônicas no lugar de pesos e apóie-se em mesas para fazer exercícios.
Proteja-se da época de seca
No inverno, a pele sofre com o tempo seco. Por isso, o melhor é dar mais atenção à epiderme. O óleo corporal da Orlane faz parte de uma linha de tratamento para a pele seca e ultra-seca. A fórmula do produto contém proteínas de gérmen de trigo, extrato de fibras de soja e óleos de girassol, calêndula e amêndoas, entre outros ingredientes. O telefone do SAC é 0800-550203.
Mudanças? é mais fácil sabendo dos riscos
É difícil modificar velhos hábitos. Mas a tarefa pode ser facilitada se a pessoa souber, sem rodeios, dos riscos reais de doenças associadas ao estilo de vida. O Centro de Estudos da Saúde, em Washington (EUA), avaliou oito estudos e comprovou que alertas personalizados têm mais eficácia. Por exemplo, um exame de medição de monóxido de carbono (substância cancerígena) no organismo de fumantes dobrou as tentativas de abandonar o vício, em comparação com aqueles que não fizeram o teste.
Sono
Sinto muito sono durante o dia, mesmo se acordo tarde, o que acaba me atrapalhando profissionalmente. Pode ser alguma doença? Existe tratamento natural?
J. F., Belo Horizonte (MG)
Sonolência excessiva pode decorrer de várias causas, desde sono insuficiente durante a noite até distúrbios que acarretam um sono de qualidade ruim. É o caso de problemas respiratórios, como os que ocorrem na apnéia noturna, que consiste na obstrução das vias aéreas. O sono se torna fragmentado e superficial. Também existem doenças mais raras que podem se manifestar com excesso de sono durante o dia. O mais importante é consultar um especialista e fazer um exame chamado polissonograma para identificar a causa de seu problema.
Luciano Ribeiro Pinto Jr., neurologista de São Paulo
Gripe
Fico gripado cerca de duas vezes por ano. Há uma forma de
me prevenir?
M.C.M., Itaúna (MG)
As pessoas confundem gripe, resfriado e até sinusite. O primeiro é causado por um vírus chamado Influenza. O resfriado, por outros vírus. E a sinusite é deflagrada por ação de uma bactéria. O melhor é procurar um clínico ou um otorrinolaringologista para ter o diagnóstico correto. De qualquer forma, para prevenir a gripe, existe a vacina (que oferece cerca de 75% de proteção). Também há antivirais específicos. Entre os sintomas da doença estão o mal-estar, dores musculares e febre.
João Toniolo Neto, diretor do projeto Vigigripe, da Universidade Federal de São Paulo