25/09/2002 - 10:00
Concerto
Avon Women in Concert 2002, com Barbara Hendricks (Curitiba, Pedreira Paulo Leminski, dia 27; São Paulo, Parque do Ibirapuera, 29; Brasília, Teatro Nacional, 30) – Em sua quinta edição, o projeto cultural traz a soprano americana que é uma das pérolas saídas da nova-iorquina Julliard School of Music. A cantora será acompanhada pela Orquestra Filarmônica de Mulheres regida pela maestrina Cláudia Feres, tendo como convidado o tenor italiano Alessandro Safina. Retomando o repertório erudito e novamente sob a direção artística do maestro Júlio Medaglia, o evento prima por reunir algumas das melhores musicistas em atividade. Cláudia, por exemplo, é mestre em música pela Northwestern University de Chicago e regente titular da Orquestra de Câmara de Jundiaí. No recital de Brasília, Barbara Hendricks cantará acompanhada apenas por piano. (Luiz Chagas) Não perca
Arte
E daí, Isadora? (Teatro VillaLobos, Rio de Janeiro) – Apesar de a peça ter a direção consagrada de Bibi Ferreira, seu início cria uma expectativa de monotonia. Com cenário simples e apenas duas atrizes no palco, as primeiras cenas deixam o público apreensivo. Mas poucos minutos são suficientes para o espetáculo surpreender pelo dinamismo das atrizes Jalusa Barcellos e Tânia Alves, demonstrando intimidade com os primorosos textos do poeta Paulo César Feital e da psicanalista Eliza Maciel. A peça é uma comédia dramática que analisa o sentido da vida e mescla poesia, psicanálise e música, permeadas de diálogos reflexivos. Além da sensualidade já conhecida do público, Tânia arranca aplausos e gritos com irrepreensíveis performances musicais. Vale a pena
Teatro
Earthworks, banda de Bill Bruford (São Paulo, DirecTV Music Hall, dia 26) – Poucos bateristas acumularam tanto prestígio na história do rock como o inglês Bill Bruford, 54 anos, ex-integrante do Yes de Jon Anderson e do time de bambas do King Crimson, grupo do guitarrista Robert Fripp, conhecido pelo virtuosismo de seus músicos. Desta vez, porém, ele deixa o rock progressivo de lado para abraçar uma antiga paixão: o jazz. Como o rolling stone Charlie Watts, que nas horas vagas mergulha com afinco na obra de Charlie Parker, Bruford vem ao Brasil com seu grupo acústico Earthworks mostrar temas inspirados no saxofonista John Coltrane, quase todos escritos pelo próprio e incluídos em seu trabalho mais recente, Footloose and fancy free, álbum duplo importado, gravado ao vivo, que de tão bom remete aos melhores mestres do gênero. Oportunidade rara e valiosa. Não perca
Shows
Moldes, de Carlos Clémen (Editora Annablume, São Paulo) – Conhecido pelas capas e ilustrações de livros, jornais e revistas, uma área que ajudou a inovar ao lado de nomes como Luis Trimano e Cássio Loredano, o artista argentino radicado no Brasil desde a década de 70 expõe dez trabalhos inéditos nos quais utilizou tinta acrílica sobre tela. Iniciada por volta de 1995, a série que se espalha pelos dois andares do espaço recém-inaugurado se resume em ampliações de até 1,5 m x 1,5 m de matrizes criadas a partir de colagens de moldes de roupas publicados em revistas femininas, originalmente no tamanho de 8 cm x 8 cm. O resultado são formas labirínticas que induzem o espectador à inquietação diante de sinais que surgem inesperados em meio ao abstracionismo geométrico formado pelas composições. Uma confirmação da fidelidade ao construtivismo defendido pelo artista desde seus primeiros trabalhos. (Luiz Chaves) Não perca