Lua S/A

Depois de dois anos de insistência, o governo dos EUA enfim deu permissão à empresa americana TransOrbital para explorar, fotografar e pousar na Lua. O satélite Trailblazer será lançado em junho de 2003 levando na bagagem mensagens e fotos dos terráqueos, ao preço de US$ 2,5 mil o grama. A decisão é inédita e outras companhias aguardam o sinal verde para enviar suas sondas. Em tempo: um astrônomo amador anunciou novo objeto ao redor da Terra. Embora ainda desconhecido, ele poderia ser uma nova lua atraída pela gravidade terrestre.

 

Jovem paparazzo

Na ativa desde 1990, o telescópio espacial Hubble está à beira da aposentadoria. Na semana passada, a agência espacial americana, a Nasa, revelou que seu substituto entra no ar em 2010. Batizado de James E. Webb, em homenagem ao diretor da agência entre 1961 e 1968, o novo telescópio custará US$ 825 milhões. Suas lentes terão maior alcance e precisão. A grande atração é o escudo solar, uma placa do tamanho de uma quadra de tênis. Ela protege o aparelho dos raios solares e ajuda a captar imagens em infravermelho na escuridão do infinito.

 

Marcapasso natural

Uma alternativa menos invasiva pode substituir o implante de marcapasso eletrônico no coração. Cientistas do Hospital John Hopkins, nos EUA, conseguiram converter células cardíacas de porquinhos-da-índia (foto) em células especializadas, que atuam como um marcapasso, controlando o ritmo dos batimentos cardíacos. No experimento, o coração dos suínos recuperou a regularidade dos movimentos. A expectativa é que em alguns anos seja possível testar a técnica em humanos.

 

Viagem no tempo

Pesquisadores alemães anunciaram a descoberta do que imaginam ser o observatório mais antigo do mundo. A área, uma estrutura circular localizada num bosque próximo à cidade de Nebra, no Leste da Alemanha, está coberta de vegetação. Há 3.600 anos, estima-se que ela serviu para observar o firmamento. No local foi encontrado um disco de metal com a inscrição da posição de estrelas e constelações.

 

Câmera em choque

A Kodak convocou a troca de 75 mil câmeras fotográficas digitais modelo DC5000. A razão é bizarra: um defeito de fabricação faz a máquina dar choques na hora de trocar as pilhas, inserir o cartão de memória e se conectar ao computador. Doze pessoas já registraram queixa contra a empresa. Mais informações sobre o recall pelo telefone 0800-150000 ou o site www. kodak.com.br.

 

Jóia rara

Não há diamantes como antes. Os que restaram são poucos e minguados. Geólogos do Instituto Carnegie, nos EUA, mapearam as regiões onde as pedras preciosas se formam e concluíram que elas são inferiores em tamanho e em quantidade. A análise de impurezas de quatro mil gemas revelou que a maior parte tem mais de um bilhão de anos. A queda na temperatura interna da Terra e uma mudança na formação das rochas explicariam a involução.