Mais atenção às emoções

Um estudo australiano mostrou que, em geral, os médicos estão pouco atentos à necessidade de apoio emocional aos pacientes com câncer. A pesquisa avaliou os diálogos de 298 doentes com especialistas e revelou que a maioria deles não percebeu quando os doentes davam indiretas de que desejavam auxílio emocional. Segundo os cientistas, o trabalho demonstra que os doentes precisam saber expressar o que sentem e os médicos devem aprender a detectar essas necessidades e encorajar os doentes a falar sobre elas.

Pés bem cuidados

Dois lançamentos prometem deixar os pés mais bonitos. O kit Escalda Pés, da OX Cosméticos, é composto por creme esfoliante, sabonete em pó, creme de massagem e lixa. O fabricante sugere começar pela esfoliação, depois mergulhar os pés na água morna acrescida do sabonete, usar a lixa e em seguida massagear os pés. A outra novidade é a linha da Cliven, com quatro produtos: sais repousantes (para serem usados no escalda-pés), desodorante, pedra amaciante e desodorante para calçados.

 

Conforto, segurança e alívio

Na 9ª edição da feira de produtos para hospitais (Hospitalar), ocorrida na semana passada em São Paulo, foi apresentada uma linha de acessórios para facilitar o banho de deficientes físicos. O conjunto da Udinese Metais pode ser instalado em residências e conta até com cadeira para box (foto). Outros destaques: palmilha anti-stress preenchida com água para evitar dores nas pernas (Maxi Confort), dieta instantânea para quem deve cuidar da alimentação após a alta hospitalar (Nuteral) e um programa de prevenção de quedas para ser aplicado na casa do idoso (Interim Home).

Suplementos

Os complementos alimentares que prometem potencializar a
liberação de hormônio do crescimento e testosterona aumentam
a massa muscular?
Leonardo de Abreu, Brasília
 

Os complementos são desnecessários e oferecem risco à saúde. Eles não aumentam a massa muscular sozinhos. Só surtem efeito quando se fazem três horas de exercícios, pelo menos três vezes por semana. É preciso realmente ter cuidado. Há chance de intoxicação. Não se sabe o que o suplemento pode causar no futuro. O risco depende do metabolismo de cada um. A consequência pode ser desde um problema renal até o desenvolvimento de câncer a longo prazo.
Anita Sachs, professora de nutrição da Universidade Federal de São Paulo

Ligadura de trompas

Tenho 27 anos e dois filhos. Há três anos, fiz uma cirurgia de ligadura da trompas para evitar a gravidez. Mas me arrependi.
Simone Ribeiro, por e-mail

A laqueadura tubária é feita retirando-se 0,5 cm da trompa – estrutura que leva os óvulos até a cavidade uterina – e “amarrando-se” as extremidades que foram cortadas. Dessa forma, o embrião não consegue percorrer o caminho para se fixar no útero, o que impede a gravidez. Para reverter o quadro, é preciso tirar o “nó” e refazer o trajeto da trompa. A operação tem até 90% de eficácia. Em alguns casos, volta-se a engravidar de forma natural. Mas a atenção é vital. Há risco de a gravidez ocorrer na cicatriz da trompa. Para afastar o perigo, deve-se fazer precocemente o exame de ultra-sonografia.
Marcelo Zugaib, ginecologista de São Paulo