30/05/2002 - 10:00
Viagem apressada,
saúde abalada
Quem gosta de aproveitar cada feriado ou folga para viajar deve cuidar melhor da saúde. Muitos turistas não atentam para os riscos de contrair doenças infecciosas durante os passeios. Pesquisa européia revela que 40% dos viajantes ingleses, alemães e franceses que resolveram curtir as brechas no trabalho não se preveniram contra males como a hepatite A, que pode ser adquirida pelo consumo
de água contaminada.
Brócolis combate a úlcera
Testes de laboratório feitos em ratos mostraram que uma substância presente no brócolis, a sulforafane, conseguiu eliminar a bactéria Helicobacter pylori, que causa úlceras de estômago e pode levar à formação de tumores. A descoberta é de médicos americanos e franceses. Agora, o estudo deve se estender a seres humanos.
Botox para a bexiga
Injeções de toxina botulínica – a mesma substância usada para atenuar rugas – são capazes de combater problemas do trato urinário. Cientistas da Universidade de Pittsburgh (EUA) fizeram aplicações em pessoas com incontinência urinária, entre outros males ligados à bexiga. Delas, 41% apresentaram melhora. A toxina bloqueou o processo que contraía involuntariamente os músculos da região.
Um dia de fúria
O temperamento explosivo pode ser resultado de mau funcionamento cerebral. Americanos chegaram a essa conclusão após avaliar pacientes que sofrem de distúrbio explosivo intermitente, caracterizado pela ocorrência inesperada de agressões. É a primeira vez que a raiva descontrolada é associada a falhas no cérebro.
Terapia mais eficaz contra o câncer de mama
Um estudo revelou que o docetaxel, droga usada para tratar câncer de mama que se espalhou pelo corpo, pode ajudar a aumentar a sobrevida de mulheres que tiveram remoção de tumor e fazem quimioterapia para combater o mal. O remédio substituiu outra droga (fluorouracil) normalmente combinada a outras duas (adriamicina e ciclofosfamida). Entre 1.491 pacientes, a nova terapia reduziu a taxa de mortalidade em 54%, se comparada ao tratamento usual. E a probabilidade de reincidência da doença caiu 32%. O trabalho do pesquisador francês Jean-Marc Nabholtz foi apresentado no congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, há duas semanas.
Alergia
Sou extremamente alérgica. Tenho rinite e faringite. Sou tratada desde criança. Mas tive reações, fiquei inchada e com muita dor no estômago. Abandonei tudo, mas sofro com problemas que atingem os olhos e o nariz. Há tratamento menos agressivo?
Paula Santana, por e-mail
Não existe cura para a alergia, qualquer que seja o tipo do problema. Em relação à que atinge as vias aéreas superiores (faringe e nariz, no caso), a abordagem terapêutica envolve: controle ambiental, combate às crises (com medicamentos), tratamento de manutenção e até tratamento cirúrgico funcional. Quando se fala em tratamento cirúrgico, estou me referindo a pacientes selecionados nos quais existe obstrução nasal. Procure um otorrinolaringologista para orientá-la.
Geraldo Druck Sant’Anna, professor de otorrinolaringologia do Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre (RS)
Ressecamento
Gostaria de saber qual a dieta que deve ser feita para evitar o ressecamento e, consequentemente, a hemorróida. É verdade que não se deve comer pão?
C.G.C.N., Bahia
As dietas para evitar o ressecamento devem ser ricas em fibras, muito presentes em frutas, legumes e em verduras cruas e cozidas. Outro fator útil é estimular as evacuações, principalmente após uma das refeições. O pão que não é feito com os grãos integrais possui pouca ou nenhuma fibra. Embora não prenda o intestino, poderá aumentar os gases.
Eduardo André, gastroenterologista de São Paulo