Sexo para ele…

Cientistas da empresa britânica Vectura colocaram o princípio ativo de um remédio contra a impotência em inaladores. Eles acreditam que desse jeito a substância (apomorfina) agirá mais rapidamente do que na forma de comprimido (conhecido comercialmente como Uprima). A droga ativa células nervosas que estão ligadas à resposta sexual. Numa pesquisa com 35 homens, 59% disseram que o produto viabilizou a ereção.
 

…e para ela

A Procter & Gamble anunciou os primeiros resultados de um adesivo de testos-
terona que pode ser indicado para aumentar o desejo de mulheres na menopausa. O Intrinsa foi testado durante 24 semanas em 533 voluntárias que tiveram os ovários removidos. Delas, 49% relataram melhora. Por outro lado, cientistas australianos descobriram uma forte associação entre falta de libido e níveis reduzidos do hormônio DHEA em mulheres com menos de 45 anos.

Pele reconstituída

Acaba de ser lançado um curativo que ajuda a recuperar a pele de pacientes diabéticos ou com feridas crônicas. O Biocure, uma invenção brasileira, é uma membrana composta de proteínas que promove a vascularização da área danificada, ajudando o tecido a cicatrizar e se regenerar mais rapidamente.

Para respirar melhor

A Sociedade Brasileira de Pneumologia deflagrou uma campanha de esclarecimento sobre a grave Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que dificulta a respiração devido à inflamação nos pulmões. O trabalho visa também prestar atendimento gratuito para a população. Mais informações pelo site www.respireeviva.com.

(www.4any1.com.br) dirigida por Aulus Sellmer
Se não fizer exercícios uma vez ou outra, não se sinta culpado. O sentimento de fracasso pode tornar mais difícil a volta ao treino. Pense no progresso que já fez e não em quanto ainda falta. Para não desistir, procure treinar nos mesmos dias e horários. Assim, a rotina vai se tornar algo sagrado.

Suplementos

A carne pode ser substituída por proteína em cápsulas? É verdade que a carne demora dias para ser digerida?
Edvaldo Marcos, Criciúma

Suplementos de proteínas, sejam eles na forma de cápsulas, pó ou barras, não devem ser utilizados sem a recomendação de um nutricionista ou de um médico especializado. Isso se deve a diversos fatores. Seu consumo pode resultar em ingestão excessiva de proteínas, o que pode comprometer a saúde dos rins e fígado. Muitos destes suplementos são colocados no mercado sem ser testados e podem causar intoxicação. Eles ainda podem apresentar desequilíbrio entre diferentes tipos de aminoácidos (pequenas moléculas formadoras das proteínas), o que pode ser bastante perigoso para a saúde.

Além disso, os suplementos são muito caros quando comparados às fontes de proteínas provenientes dos alimentos (carnes, peixes, frango, ovos, leite, queijo, leguminosas). É importante lembrar que o processo de digestão da carne não
leva dias. A absorção completa da proteína resultante da digestão da carne pode durar de algumas horas até pouco mais de um dia, mas isso é normal. Esse tem-
po pode ser o mesmo para nutrientes provenientes de outros alimentos, especial-mente os ricos em fibras.

Viviane Polacow, nutricionista da Universidade de São Paulo