16/06/2004 - 10:00
Um personagem muito simpático está fazendo sucesso entre celebridades, como Malu Mader, Claudia Abreu e Maria Paula. Trata-se de Chiquinho, um bonequinho de prata que elas ostentam com orgulho no pescoço. O acessório, além de embelezar, tem uma importância social. É o mascote da organização não-governamental Saúde Criança Renascer, que presta atendimento a famílias de baixa renda com filhos internados no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro. O trabalho de inclusão da entidade, que oferece apoio psicológico e cursos profissionalizantes para que essas famílias consigam se estruturar financeiramente, está sendo ampliado este ano. Por meio de uma parceria com a ONG paulista Estação da Arte, a semijóia, criada pela designer Lygia Durand, será produzida agora por jovens da periferia de São Paulo.
Na verdade, Chiquinho será tema de uma coleção de pingentes, brincos, colares e pulseiras confeccionada por aprendizes de designers do programa Gente Jóia, criado pela Estação da Arte e apoiado pela Petrobras. São 24 adolescentes de 16 a 18 anos, que estão muito empolgados com a oportunidade. Segundo Regina Vilela, uma das coordenadoras da Estação da Arte, essa parceria, além garantir a sustentabilidade da entidade, vai gerar renda para os alunos. “Isso criou grande expectativa. Os garotos estão trabalhando bastante para entregar as peças no prazo. Afinal, é um trabalho delicado, artesanal, mas a certeza de que vão receber algum dinheiro no final do mês espanta qualquer desânimo”, conta ela. Além das aulas de designer, a instituição oferece outros cursos para geração de renda e também oficinas de violão, rádio, vídeo, percussão, teatro e produção musical.
O acordo também ajudou a melhorar o orçamento da instituição do Rio. “Antes esse trabalho era feito por artesãos particulares. Com a parceria tivemos uma redução de 40% nos custos. Isso nos possibilitou a criação de uma linha de bijuterias. Também vamos começar a produzir brindes para empresas. Tudo isso com a mão-de-obra dos aprendizes do Gente Jóia”, diz Andréa Thees, coordenadora da ONG Saúde Criança Renascer.
Os produtos podem ser adquiridos pelo telefone (21) 2266-1446