09/04/2008 - 10:00
NO PALCO Rosane no Teatro Miguel Falabella,
no Rio de Janeiro: “Estou louríssima”
A televisão é a vitrine e, muitas vezes, o passaporte para o cinema. A atriz brasiliense Rosanne Mulholland, 27 anos, trilhou o caminho inverso: ganhou notoriedade em filmes, já tem sete longas no currículo e foi a partir daí que começaram a chegar os convites para trabalhar na tevê – primeiro uma participação na minissérie JK e depois na novela Sete pecados, ambas da Rede Globo. Agora ela acaba de assinar um contrato com a Rede Bandeirantes para estrelar a novela Água na boca. “Eu queria transitar bem entre as diversas linguagens, cinema, tevê e teatro. Mas o cinema é o meu xodó”, diz Rosanne, que estará em cartaz em todo o País a partir da sexta-feira 18 no filme Falsa loura, de Carlos Reichenbach. Começará então o seu teste com o público, porque na prova de fogo da crítica ela já passou. E muito bem: ganhou da crítica elogios e mais elogios pela convincente interpretação da operária Silmara. Além de sua beleza e espontaneidade, Rosanne demonstra uma grande familiaridade com as câmeras, o que lhe rendeu a confiança e o respeito de Reichenbach, que se surpreendeu com a sua versatilidade ao longo das filmagens. É como se ela tivesse dirigido o diretor: ele teve de fazer alterações no roteiro para valorizar a atuação de Rosanne, classificada de “magistral”. Silmara foi a primeira protagonista da carreira de Rosanne e também a primeira incursão dessa jovem da classe média alta de Brasília (formada em psicologia) nos hábitos e na vida da periferia de uma metrópole como São Paulo. Ela é filha do americano Timothy Mulholland, reitor da Universidade de Brasília (recentemente acusado de decorar o seu apartamento funcional com dinheiro público), e da brasileira Lurdicéia. Eles estão divorciados há dez anos.
“A cena final tinha um ventilador gigante que criava o vento no meu rosto e foi filmada em câmera lenta. Eu nunca pensei que ficaria tão bonita”
“Tenho namorado e pretendo formar uma família. Mas isso ainda vai demorar”
“Cinema é meu xodó, minha prioridade”
Rosanne vive atualmente na ponte aérea Rio de Janeiro–São Paulo. Leia-se: divide-se entre a peça carioca O maravilhoso mundo de Dissocia e as gravações da nova novela da Band, em locações paulistas. Foi há quatro anos que se mudou de Brasília para o Rio, e essa foi a grande aposta na carreira. “Ser uma pessoa pública tem suas dores e suas delícias, como tudo na vida. Se acontecer, já estou preparada”, diz a atriz, que atuou ao lado de gente famosa como Malu Mader e Matheus Nachtergaele nos filmes A concepção (direção de José Belmonte) e Bellini e o demônio (dirigido por Marcelo Galvão).
EM CENA A atriz interpreta a operária Silmara no filme Falsa loura