02/06/2004 - 10:00
Morte no Charles de Gaulle
Cinco pessoas morreram e outras quatro ficaram gravemente feridas quando uma passarela de passageiros desabou do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. O acidente aconteceu no domingo 23 às sete horas da manhã. O governo francês descartou a possibilidade de atentado e acredita que houve algum tipo de falha no projeto de construção do terminal 2E, que tem 50 metros de comprimento e 30 metros de largura. Esta área do aeroporto Charles de Gaulle foi inaugurada há 11 meses.
Presente para o Papa
O papa João Paulo II recebeu um fusca como presente de aniversário no Vaticano, na quarta-feira 26. O carro foi doado pela Associação de Concessionários da Volkswagen. Este foi o último fusca produzido no mundo pela fábrica de Puebla, no México. O papa completou 84
Tubarões voltam a atacar na praia da Piedade
Dois banhistas foram atacados por tubarões na praia da Piedade, em Pernambuco. No sábado 22 a estudante Naiane Cordeiro Barbosa, 24 anos, sofreu lesões no quadril e na parte superior da coxa direita. O tubarão a atacou próximo à praia, uma vez que ela estava com a água lhe batendo apenas na cintura. No domingo 23 o estudante Valmir Pereira da Silva, 17 anos, teve a perna e o braço esquerdo devorados por um tubarão. Ele estava em alto mar. O secretário de Defesa Social, João Braga, admitiu que o governo pode interditar a praia da Piedade.
Fiat perde seu presidente
O presidente da Fiat, Umberto Agnelli, 69 anos, morreu em Turim, na quinta-feira 27. Ele assumiu a presidência da empresa em janeiro de 2003, quando o seu irmão mais
velho, Giovanni Agnelli, faleceu. Na última assembléia geral ocorrida em 11 de maio ele não participou. A companhia informou que ele estava passando por um tratamento médico. O porta-voz, Raffaello Porro, informou que Agnelli morreu em decorrência de um câncer. A Fiat é a empresa privada que mais emprega na Itália.
Prêmio Jabuti
Antonio Carlos Prado, editor de ISTOÉ, é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2004 com o seu livro Cela forte mulher (Labortexto Editorial). Os nomes dos finalistas foram divulgados na quinta-feira 27 pela Câmara Brasileira do Livro. Cela forte mulher, que narra a experiência de Prado como voluntário no sistema penitenciário feminino de São Paulo, está na categoria Reportagem e Biografia na qual também são finalistas, entre outros, Caco Barcelos, Ruy Castro, Carlos Heitor Cony, Anna Lee e Zuza Homem de Mello. Na categoria Romance, os finalistas são, entre outros nomes, Chico Buarque de Holanda (Budapeste), Bernardo Carvalho (Mongólia) e Adriana Lisboa (Um beijo de Colombina). A Câmara Brasileira do livro recebeu esse ano para o Prêmio Jabuti a inscrição de 2.374 títulos.
Doença misteriosa
Quatro pessoas morreram vítimas de uma doença misteriosa nesta semana em Brasília. A última morte foi a de um homem de 24 anos, que estava internado na UTI do Hospital de Base de Brasília na quinta-feira 27. Outras três pessoas estão internadas em estado grave. A Secretaria da Saúde informou que as pessoas apresentam sintomas de uma espécie de virose, como: febre aguda há menos de sete dias, acompanhada de dores musculares generalizadas e dificuldade em respirar. Os materiais recolhidos dos mortos foram enviados para análises nos laboratórios do Instituto Adolfo Lutz em São Paulo.