Ciborgue

Dois protótipos idealizados por acadêmicos prometem facilitar a vida dos deficientes. No Brasil, o engenheiro Fransérgio Leite da Cunha usou verba da Fapesp para tornar realidade o tema de seu doutorado, a criação de uma mão biônica (à dir.). A prótese tem sensores para informar o peso e a temperatura dos objetos.

Ela capta os sinais elétricos dos músculos e os
traduz em movimentos e em três formas de abrir e fechar os dedos: em formato de garra, punho cerrado ou pinça. Nos EUA, a novidade foi o sapato criado por Richard Castle (à esq.). Com sensores infra-vermelho que calculam a distância e o tamanho dos obstáculos à sua frente, ele ajuda os deficientes visuais
a caminhar sozinhos.

Avião

A Audi acaba de exibir sua aposta de carro para o futuro. O Audi Nuvolari usa o conceito “by-wire”, em que os tradicionais sistemas mecânicos são substituídos por sensores e comandos eletrônicos. O carro batizado em homenagem ao lendário piloto italiano Tazio Nuvolari tem 600 cavalos de potência, alcança velocidade máxima de 250 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em quatro segundos.

Mais uma, tchê

O imbróglio não acaba. Como emergência, o governo permitiu a venda da atual safra de soja transgênica, vinda da Argentina e plantada no Rio Grande do Sul. Agora os agricultores gaúchos avisam: vão plantar a soja Maradona, apesar da pendenga judicial que proíbe seu cultivo no Brasil. Para um contraponto técnico, o nutricionista Franco Lajolo, da USP, e a engenheira de alimentos Marília Nutti, da Embrapa, lançaram o livro Transgênicos: base científica da segurança, em que dizem que sempre há risco nas inovações, mas que tamanha histeria é exagero.

Esperança

Dois estudos publicados na revista Nature põem mais lenha na fogueira das células-tronco, a grande promessa no tratamento de doenças como câncer e mal de Alzheimer. Em testes com ratos, as células de medula transplantadas para o fígado reprogramaram as células doentes, que passaram a funcionar. Não se sabe ao certo como elas operam, mas as versáteis estruturas já viraram células de sangue, fígado, músculo e pâncreas. Por isso, os cientistas querem evitar leis como a que querem os EUA, banindo a clonagem terapêutica.

Columbia

Ao analisar a caixa de gravação do Columbia, os investigadores sugeriram que o defeito que levou ao acidente de 1º de fevereiro ocorreu antes da reentrada na atmosfera. Cada vez aperta mais o cerco na direção das espumas que se soltaram no lançamento do ônibus espacial, que se desintegrou, levando à morte seus sete tripulantes.

Espionagem

Essa é para fãs de 007. Do tamanho de um cartão e mais fina do que uma caneta, a câmera de bolso da Logitech tira até 52 fotos com 1,3 megapixel de resolução. Pesa 50 gramas e tem memória de 16 MB. Depois, é só baixar as fotos para o computador. Pena que a brincadeira seja cara, R$ 800.

Quase humano

A Sony exibiu na Robodex, a maior feira japonesa
de robôs, uma amostra do humanóide de seus sonhos (foto). O SDR-4X II tem sensores apurados para
evitar um tropeção e um chip para aprimorar sua
fala e o reconhecimento de rostos e vozes. O robô,
cujo preço não foi definido, já entende cerca de 20 mil palavras – em japonês.