Meu reino por um doce

Luciana de Francesco

A fome pode ser a culpada pelo desejo que alguns têm de comer doce no meio da tarde. A nutricionista americana Nancy Clark diz que não é a “dependência” de açúcar que leva à vontade de devorar guloseimas, e sim o fato de reduzir demais as porções no almoço. Segundo ela, os famintos tendem a ansiar por esses quitutes.

Longe do cigarro

Divulgação

O psicólogo inglês Martin Raw, professor visitante da Universidade Federal de São Paulo, escreveu mais de 150 relatórios, artigos e folhetos a respeito da saúde pública, a maioria sobre o fumo. Ele acaba de lançar Pare de fumar para sempre (Ed. PubliFolha), explicando passo a passo o caminho que pode levar o fumante a se livrar da dependência.

Quanto mais verde melhor

Divulgação

Uma pesquisa da Universidade de Uppsala (Suécia) mostrou que o contato com a natureza permite uma recuperação mais rápida do stress. Foram avaliados 112 jovens submetidos a tarefas estafantes. Os que passearam por um local arborizado recobraram o ânimo e tiveram redução na pressão arterial em menos tempo do que os confinados numa sala.

Dica da Consultoria 4any1, dirigida por Aulus Sellmer, para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br). Qual o melhor piso para caminhar ou correr? Dê preferência à grama ou a trilhas de terra batida. Nas guias ou em estradas de cimento ou asfalto, o risco de lesão é maior. Preste atenção em saliências, buracos ou pedras nos quais você pode tropeçar. No início do treinamento, evite percursos com muitas subidas e descidas. Procure os planos. Se for treinar em parques da cidade, ande em trilhas que os corredores habituais usam.

Cirurgia para Alzheimer

Cientistas da Universidade da Califórnia anunciaram que seis pacientes tiveram redução no ritmo do declínio mental, uma marca do mal de Alzheimer, devido a uma técnica que implanta no cérebro células alteradas geneticamente. Extraídas da pele, as células foram induzidas a produzir um fator de crescimento de nervos. Depois, foram colocadas na região associada à memória, melhorando a atividade dos neurônios nessa área. O estudo está em fase inicial.

Secreção

Minha secreção vaginal tem estado escura. Tomo pílula anticoncepcional e isso acontece mesmo quando estou no meio da cartela. Esse problema começou quando me recuperava de uma infecção intestinal. Qual a sua causa?
N. V., por e-mail

Possivelmente a senhora terá de rever essa pílula anticoncepcional. Ela pode ser a responsável por essas pequenas perdas sanguíneas. O problema se encontra principalmente na dosagem hormonal da pílula e não tem nenhuma relação com a infecção intestinal.
Fernando Leite, ginecologista e obstetra da Casa de Saúde São José, RJ

Dor no peito

Fui ao pronto-socorro com dor no peito e disseram ser extra-sístole. Isso é grave?
M.T. Peixoto, por e-mail

As extra-sístoles são batimentos fora do ritmo cardíaco. São muito comuns. Ocorrem mais em homens, aumentam de frequência com a idade e em pessoas que têm baixos níveis de potássio no sangue. Podem ser provocados ou intensificados por tensão emocional, tabagismo, álcool ou café, e normalmente são assintomáticos, podendo causar, no máximo, uma sensação de palpitação ou desconforto no peito ou no pescoço. A gravidade depende de outros fatores, como alterações estruturais no coração. Em geral, os batimentos atípicos não alteram a longevidade. Mas a dor no peito deve ser investigada porque as extra-sístoles não causariam isso.
Juliano de Lara Fernandes, cardiologista do Instituto do Coração