05/05/2004 - 10:00
Gil é réu
O estudante de teologia Gil Rugai, 21 anos, deixou de ser apenas suspeito de envolvimento no assassinato de seus familiares e virou réu. Na quinta-feira 29, a Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público: agora Gil Rugai é formalmente acusado de ter participado da morte de seu pai, o publicitário Luiz Rugai, e de sua madrasta, Alessandra Troitiño. Ele foi transferido da delegacia em que estava preso (provisoriamente, desde o último dia 6) para o Centro de Detenção Provisória na zona leste de São Paulo. O crime aconteceu no dia 28 de março na casa de seu pai, na rua Atibaia, no elegante bairro paulistano do Pacaembu. Gil Rugai irá a júri popular acusado de duplo homícidio. Ele também responde à acusação de ter desviado R$ 100 mil da produtora de seu pai, a Referência Filme.
Senna sempre
Ayrton Senna foi homenageado no GP de San Marino, no domingo 25. Antes do início da prova, vencida pelo alemão Michael Schumacher, o piloto austríaco Gerhard Berger, amigo de Senna (na foto com Viviane Senna, irmã de Ayrton), deu seis voltas na pista com a Lotus negra com a qual Senna venceu duas corridas em 1986 (GPs da Espanha e dos EUA). Na mão, Berger levava a bandeira do Brasil, imitando o ídolo brasileiro. Nesse sábado 1o completam-se dez anos da morte de Ayrton Senna, ocorrida num acidente no circuito italiano de Imola, durante o GP de San Marino.
Multidão pelo aborto
Cerca de um milhão de mulheres participaram em Washington, no domingo 25, de uma manifestação pró-aborto. A Marcha de Mulheres pela Vida acabou se transformando num gigantesco protesto contra o presidente George W. Bush, que é contra o aborto. Participaram da marcha a senadora Hillary Clinton, mulher do ex-presidente Bill Clinton, e estrelas do cinema, como Whoopi Goldberg, Kathleen Turner e Susan Sarandon.
Morre Estée Lauder, a magnata dos cosméticos
A americana Estée Lauder, criadora de um império na área de produtos de beleza, morreu aos 97 anos em Nova York, de parada cardiorrespiratória. Estée criou a sua grife de cosméticos em 1946. Atualmente, a empresa vale
US$ 10 bilhões, tem produtos em mais de 100 países e controla 45% do mercado americano de cosméticos. “Nunca trabalhei um dia da minha vida sem vender”, costumava dizer Estée.
Paz sobre duas rodas
O mineiro Rodrigo Fiúza, 30 anos, é especializado em aventuras sobre duas rodas. No banco de uma moto, ele já foi de Belo Horizonte à Antártica e também ao Alasca. Agora, Fiúza se prepara para cruzar o Oriente Médio numa moto XTZ 125 cc. O projeto, chamado Caminhos da Paz, tem apoio do governo federal e da Unesco. Fiúza vai passar por diversos países, entre eles Turquia, Síria, Irã, Iraque, Afeganistão, Paquistão, Tibete, Nepal e Índia. Durante o trajeto de 22 mil quilômetros, ele distribuirá votos de paz em nome do Brasil com a assinatura do presidente Lula e de outras autoridades. ISTOÉ conversou com o aventureiro Fiúza, que iniciou sua jornada na segunda-feira 26.
ISTOÉ – Não sente medo?
Fiúza – O risco é parte da aventura e o medo é saudável. É o que move os aventureiros.
ISTOÉ – O que fará para ser bem-recebido por onde passar?
Fiúza – Sempre terei na bagagem muitas camisetas da Seleção.
Prefeito é linchado e morto
O povoado peruano de Ilave teve um dia de barbárie na segunda-feira 26. Uma multidão enfurecida sequestrou e linchou o prefeito Cirilo Robles diante das câmeras de tevê (foto). Depois de matá-lo, arrastaram seu corpo pelas ruas e o amarraram num poste. Motivo da selvageria: o político era acusado de desviar dinheiro público. Um dos assessores do prefeito também foi morto pela multidão. O Exército peruano precisou ocupar a cidade para restabelecer a ordem na região.