Susto

Um jato com sete passageiros a bordo bateu contra o edifício de uma oficina metalúrgica ao norte de Boston, próximo ao aeroporto de Massachusetts. O choque provocou um incêndio. Não se sabe o número de vítimas. As autoridades locais descartaram a possibilidade de um ataque terrorista. A causa do acidente não foi divulgada. A polícia acredita que o avião bateu quando tentava aproximar-se do aeroporto. Nos EUA na sexta-feira 4. 

Do português ao gerente colombiano

O português Duartino Almeida foi preso pela Polícia Federal com dois quilos e meio de cocaína no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo. Na quinta-feira 3, o gerente de operações do poderoso cartel de Cali no Brasil, o colombiano José Vicente Gomes Martinez, também foi preso pela PF. Ele contratava africanos e portugueses para levar cocaína à Europa – e um deles era Almeida. Foi a partir de sua prisão que a PF chegou a Martinez, dono de empresas de exportação e importação em Minas Gerais e em São Paulo e de embarcações com autonomia para cruzar os mares do Brasil à África.

Pai contra filho

A Justiça de São Paulo libertou na terça-feira 1º o comerciante aposentado Amador Cortellini, 68 anos. Quarenta e oito horas antes, ele matara com um tiro seu filho Rodrigo, 26 anos. Amador disparou o revólver no calor de uma discussão. Rodrigo era dependente químico e chegara a ponto de ameaçá-lo de morte. Na noite da quinta-feira 3, Alexandre, irmão de Rodrigo, conversou com ISTOÉ. Limitou-se a dizer que o pai foi libertado por volta da meia-noite de terça-feira e que desde então estava descansando por ordem médica.

Filho contra mãe

Na quinta-feira 3, uma nova tragédia familiar envolvendo usuário de drogas aconteceu em São Paulo. Marcos Fonseca, 38 anos, assassinou barbaramente sua mãe, Elisa Fritachi, 72 anos. Durante uma discussão, ele atirou um vaso na cabeça de Elisa e depois a arrastou para o banheiro. Lá, bateu com a cabeça da mãe na banheira e no vaso sanitário. Marcos é dependente químico. Sua namorada, Sandra Guimarães, foi presa. Com Elisa ainda viva, ela enrolou o corpo num cobertor e acionou a polícia dizendo se tratar de atropelamento.

 

Adeus, Mr. Noodle

Faleceu em Los Angeles o ator Michael Jeter, famoso por interpretar o personagem Mr. Noodle no programa de televisão Vila Sésamo. Jeter ganhou um Emmy por sua atuação no seriado Evening shade e também participou de filmes como Jurassic Park III e The Polar Express. Jeter morreu em decorrência da Aids. Nos EUA, aos 50 anos, no domingo 30.

Paulistano puro

É goianiense o mais novo cidadão paulistano. Chama-se Rubens Naves, é um dos mais conceituados advogados de São Paulo e recebeu o título de cidadania na segunda-feira 31 na Câmara Municipal de São Paulo. Seu pai o queria formado em medicina, mas uma visita, na juventude, a um ambulatório de queimados o fez desistir de vez dessa profissão. Saíram ganhando o direito e as causas ligadas à democracia social: Naves advoga gratuitamente para cerca de 30 fundações que cuidam do desenvolvimento da cidadania. Em seu pronunciamento ao receber o título de cidadão paulistano, ele frisou: “Essa felicidade só não é completa em razão das atrocidades que estão sendo cometidas contra a população do Iraque, em especial contra as crianças daquele país.”

Istoé

O ministro do Planejamento, Guido Mantega (à dir.), e o assessor especial do Ministério do Planejamento, Ricardo Moraes, visitaram ISTOÉ onde foram recebidos pelo editor e diretor responsável da Editora Três, Domingo Alzugaray

Condenado

O goleiro Dida a sete meses de prisão por uso de falsa documentação. O jogador apresentou um passaporte português falso para que pudesse atuar na Itália. Por ter admitido culpa, ele só será efetivamente preso se cometer um delito semelhante num prazo de cinco anos. Em Milão,
na quinta-feira 3.