28/06/2006 - 10:00
Dentro do antigo ponto de passagem
de tropeiros e mineradores, Uberlândia, com seus 585 mil habitantes, não
pára de crescer. Pólo de turismo de negócios, passou do 33º lugar para
o 24º entre os municípios de melhor índice de consumo no País. Em
Minas Gerais, no mesmo ranking, é a segunda colocada, atrás apenas da capital Belo Horizonte.
O prefeito Odelmo Leão (PP) tem procurado atrair novos investimentos e incentivar as empresas já instaladas na cidade. Ali estão gigantes como a Sadia, Itambé, Monsanto, Junco, Eerlan e Start. Dessa parceria resultou um investimento privado superior a R$ 1 bilhão, levando à criação de mais de 15 mil empregos diretos e indiretos.
Com mais de 70% de aprovação pelos moradores de Uberlândia, segundo dados da pesquisa ISTOÉ/Databrain, Leão renovou os transportes urbanos, apostando na pontualidade para dar mais conforto aos usuários. A administração ampliou de 25 para 48 os veículos para o atendimento aos portadores de necessidades especiais.
Com 90% das ruas pavimentadas, existem em Uberlândia 93 linhas distribuídas pelos bairros e o centro. Está em fase final a construção do Corredor Estrutural da avenida João Naves. É um investimento de R$ 6 milhões, cuja via terá sete quilômetros de extensão, com 13 paradas de ônibus e integração, sendo três de transferência para diversos bairros.
A educação municipal também recebeu atenção especial do prefeito Leão em todos os sentidos: reformas, ampliação e construção de mais duas escolas permitirão que até o final do ano sejam abertas vagas para mais de três mil crianças.