02/04/2008 - 10:00
Engana-se quem pensa que nesta temporada vão reinar apenas as cores soturnas. Os desfiles da São Paulo Fashion Week de outono-inverno já sinalizaram que, pelo menos na maquiagem, a estação mais fria do ano chegará aquecida. Nas passarelas, os olhos poderosos – desenhados com delineador ou sombra esfumada – e as bochechas rosadas, realçadas com blush, roubaram a cena. Carlos Carrasco, Duda Molinos e Kaká Moraes, três dos mais badalados maquiadores do País, confirmam a tendência. Convidados pela ISTOÉ, eles assinaram a maquiagem de uma modelo – cada uma com um tom de pele diferente –, para mostrar o que é fashion atualmente.
Inspirado nos desfiles de moda da última temporada outono-inverno do Hemisfério Norte, Carlos Carrasco, que costuma maquiar a atriz Deborah Secco, entre outras, elegeu os olhos desenhados com delineador – com o traço bem visível e puxado ao estilo “gatinho” – na hora de maquiar uma modelo de pele clara. O recurso, que vem persistindo a cada temporada, dá personalidade à mulher. “O delineador é fashion e, ao mesmo tempo, um clássico”, diz ele. Os lábios e a pele da modelo surgem em tons claros e suaves, um artifício para que não roubem a atenção dos olhos. A maquiagem assinada por Carrasco pode ser usada de dia e à noite.
Foi pensando no estereótipo da mulher poderosa que Kaká Moraes, exclusivo da Avon, que maquia a apresentadora Adriane Galisteu e a atriz Ana Paula Arósio, entre outras beldades, elaborou a maquiagem da modelo negra. Ele investiu nos olhos pretos – uma de suas marcas registradas. Mas o profissional alerta que, para priorizar os olhos, é preciso equilibrar o restante do rosto. “A pele deve estar mais suave e também não se pode exagerar na boca”, diz ele. Kaká garante que os olhos escuros são bemvindos para qualquer tom de pele.
Duda Molinos, maquiador da apresentadora Daniella Cicarelli e da atriz Maria Fernanda Cândido, entre outras, acredita que a mulher bonita é aquela de maquiagem leve, que preserva sua identidade. Na modelo de pele morena, ele preferiu os tons rosados, que aparecem nos olhos através das sombras rosa queimado e salmão, e na boca em um produto à base de água, que substitui o batom. “No Brasil, as mulheres gostam do aspecto saudável, por isso acredito que o inverno tem que ser mais aquecido”, diz ele. Duda valoriza a preparação da pele para afastar as imperfeições, com uma boa base corretiva e pó para acabar com a oleosidade. Isso, afinal, deve ser o ponto de partida para toda boa maquiagem.
