LUCIANA WHITAKER/AG. ISTOE

TURMA À esquerda, João Gilberto (o último à dir.) e seus companheiros. À direita, Ronaldo e Patrícia com os filhos
Pedro, três anos, e Gabriel, cinco meses (no colo), ao lado de seus parceiros de rali

Durante uma viagem de Petrópolis (RJ) para os Lençóis Maranhenses (MA), pilotando seu 4×4 Mitsubishi Pajero, o empresário Édson Bailune, 47 anos, resolveu adentrar pelas areias do Deserto do Jalapão, no interior do Tocantins – um lugar de difícil acesso e conhecido por sua beleza natural. A seu lado estavam sua esposa, Márcia, 45 anos, e dois de seus três filhos. Além deles, havia outros dois carros com famílias de amigos. Depois de algum tempo na estrada, a trilha que seguiam começou a estreitar e a referência passou a ser a marca dos pneus de uma moto. De repente, o rastro sumiu e os jipes se encontraram no meio do mato. "Quando descemos do carro, observamos pegadas de onça", diz Édson. Foi o que bastou para as mulheres correrem de volta para os veículos, desesperadas. "Automaticamente imaginamos que a onça teria comido o motoqueiro", conta o piloto. Depois de dar meia-volta com seus carros, eles se divertiram com o que a imaginação de cada um produziu – e com as fotos das pegadas do felino. E isso virou história para contar nos anos seguintes.

É em nome de momentos despretensiosos e memoráveis como esses que famílias e grupos de amigos se arriscam pelas mais inóspitas regiões do País – e do mundo – a bordo de seus jipes e caminhonetes. Em comum, há a paixão pela aventura, mas, principalmente, o prazer da companhia. Vale desde viagens organizadas pela equipe até ralis, como os da Mitsubishi, cuja temporada 2008 tem início no dia 5 de abril. Nascido em Petrópolis, Édson sempre gostou de estradas de terra e teve carros de tração nas quatro rodas. Sua mulher compartilha do mesmo prazer e, desde cedo, eles costumam reunir a família em aventuras que incluem viagens ao Exterior, como para o Deserto do Atacama, meca dos aventureiros no Chile. Há quatro anos, o casal e seus três herdeiros – Frederico, 26 anos, Felipe, 24, e Fábio, 22 – se encontram para participar da Mitsubishi Outdoor, uma competição de estratégia, que combina trilhas off road com atividades esportivas e culturais. Além deles, as namoradas dos três não perdem a oportunidade de curtir a aventura. "É uma delícia reunir a família, principalmente porque o mais velho mora em São Paulo", diz o patriarca.

confraria54_3.jpg

PREMIAÇÃO Édson, Márcia e a nora Flavia:
parte da família Bailune no pódio de uma das etapas
da temporada 2007 da Mitsubishi Outdoor

O administrador de empresas Ronaldo Sens de Moares, 35 anos, de São Paulo, é outro apaixonado por off road que carrega a família sempre que pode. Na temporada de 2007 da Mitsubishi Outdoor, sua esposa, Patrícia, 30 anos, pilotou um dos carros da equipe nas primeiras etapas do ano grávida do filho mais novo do casal, Gabriel – que hoje tem cinco meses. Ronaldo e Patrícia também são pais de Pedro, três anos. "Gabriel subiu ao pódio quando conquistamos o primeiro lugar, na etapa de Brasília", conta o pai. Ronaldo costuma participar de provas de rali regionais, monomarcas (como o da Mitsubishi) e até mesmo do Rally Internacional dos Sertões, na companhia de sete amigos que compartilham da mesma paixão.

Solteiro, o pernambucano João Gilberto, 37 anos, mora no Rio de Janeiro e conheceu seus melhores amigos fazendo trilha e correndo rali. Ele é membro de um grupo de dez pessoas que se desdobra para conseguir agenda e correr todo ano o Mitsubishi Motorsport, rali de regularidade. Nele, vence quem chegar mais próximo do tempo estipulado. "Quando não estamos correndo, nos reunimos em churrascos, para jantar ou sair à noite", diz ele. "Somos uma família unida." Em todas as etapas, há troféu ou premiação, que varia de valores em dinheiro a viagens ao Exterior. Mas, para esses grupos, vale a máxima de que o importante é participar.