09/08/2002 - 10:00
Lingerie especial
Na semana passada, um desfile de moda no Rio de Janeiro se destacou na 3ª Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária. Ele mostrou a primeira grife brasileira para mulheres mastectomizadas (que retiraram o seio ou parte da mama). A modelo Suzui Mattei lançou sua marca de lingeries, camisolas, espartilhos e bodies. Há quatro anos, ela descobriu um tumor e teve de retirar o seio direito. Criou a coleção por não encontrar roupa confortável para sua situação. Feitas de algodão, as peças são antialérgicas. Quem tem prótese móvel pode usar um sutiã com compartimento para encaixar o acessório. Também há sutiãs para quem fez mastectomia nas duas mamas.
Sem choro
Já está no mercado a pomada anti-séptica Polysporin, do laboratório Pfizer. Ela é indicada para o tratamento e a prevenção de infecções em cortes, queimaduras e escoriações. É também antibactericida. Por isso, o produto é indicado para incrementar o estojo de primeiros socorros. A recomendação é passá-lo no machucado até três vezes ao dia.
Emenda para o osso
Pesquisadores da USP de Bauru (SP) criaram um “curativo ósseo” que pode ser uma solução para tratar fraturas. Os cientistas cultivaram em laboratório células formadoras do tecido ósseo (osteoblastos), que se multiplicaram. Depois, elas foram colocadas numa base feita de osso bovino. Essa estrutura foi banhada por uma proteína que auxilia na transformação das células no tecido, formando uma espécie de curativo. A idéia é aplicá-lo no local da fratura para que o osso se reconstitua. O estudo foi feito em coelhos.
O fim daquele barulhinho
Quem tem medo de ir ao dentista ou não suporta o som da broca, pode comemorar. Especialistas do Reino Unido testam um tratamento que dispensa o equipamento. A novidade, batizada de Healozone e criada na Universidade de Belfast, utiliza o gás ozônio para matar a bactéria que causa as cáries. Sua aplicação faz também com que um mineral presente na saliva fortaleça o dente. Tudo isso sem a necessidade de injeções no paciente.
ACNE
Gostaria de saber qual o tratamento mais eficaz para acne grave.
Tenho 18 anos e fico constrangido na escola ou quando saio de
casa. E xiste também algum tratamento eficaz que retire as marcas
que a acne deixou?
C. A., por e-mail
O melhor tratamento para acne, na atualidade, é a isotretinoína oral. Esse medicamento age diretamente na glândula sebácea. Assim, reduz a produção de gordura, que leva ao aparecimento da acne. Deve ser feito sob indicação e acompanhamento de um dermatologista, pois acarreta vários efeitos colaterais. A isotretinoína é uma substância que não pode ser usada em pessoas com insuficiência renal, hepática e mulheres com possibilidade de ficar grávida. Diabéticos requerem atenção especial no tratamento. Quanto à remoção de marcas e cicatrizes, a melhor alternativa é o peeling a laser, se o paciente tiver pele clara. Há restrições para quem é moreno e negro. Um dermatologista de sua confiança irá encontrar a melhor opção.
Ricardo Fenelon, dermatologista de Brasília
Útero
Tenho 19 anos e meu ginecologista descobriu que tenho o útero retrovertido. Isso chega a ser um problema?
S. L., por e-mail
O útero retrovertido (em posição oposta à normal) é uma variação possível na anatomia, embora não seja a situação mais comum. Mas não é necessário se preocupar. Ele não representa doença ou problema maior para a vida sexual ou para a gestação.
Gustavo Py Gomes da Silveira, ginecologista da Santa
Casa de Porto Alegre