APPLE SHOP Todos os produtos
podem ser experimentados

Dois gigantes do setor de eletrônicos estão abrindo lojas exclusivas no Brasil e em locais estratégicos do eixo Rio–São Paulo para atrair mais consumidores em potencial. A Apple inaugurou a sua na quinta-feira 27, na Fnac do Barra Shopping (RJ). É a primeira Apple Shop da América Latina. E a japonesa Sony lança sua Sony Style no shopping Cidade Jardim, templo de luxo que está previsto para ser aberto na capital paulista na primeira quinzena de maio.

A Apple está jogando todas as suas fichas no Brasil. A empresa de Steve Jobs quer tirar o receio que o público daqui tem dos seus produtos. O antídoto para esse problema, apostam, são as Apple Shops, lojas-padrão espalhadas pelo mundo que seguem um conceito único: todas têm 80 metros quadrados e móveis, carpetes, lustres e até fios oficiais da empresa.

A Apple importou oito técnicos para instalar seu ponto na Fnac. Os consultores que atenderão o público também serão da empresa. “A intenção é que a loja seja capaz de aproximar as pessoas da tecnologia”, diz Benjamin Dupost, diretor comercial da Fnac Brasil. A proposta é que, mergulhado no universo Apple de cores grafite, branca e preta, o consumidor faça esse exercício de experimentação e adote os produtos.

A Fnac já é parceira da Apple na Europa e o maior revendedor da empresa no Brasil. A rede francesa irá abrir as Apple Shops nas outras sete unidades que tem no País ainda este ano, além de disponibilizar espaço em seu site para ela. Os preços também deverão estar um pouco abaixo dos de mercado nessas lojas. E a intenção é que os produtos fiquem até 50% mais baratos até o início do próximo ano.

A Sony Style estará instalada num shopping AAA, mas também quer atrair consumidores da classe B. “Acreditamos que podemos trazer consumidores que venham exclusivamente por causa da nossa marca”, diz Paulo Jain, gerente de novos negócios da empresa. A idéia, como no caso da Apple, é se relacionar melhor com os consumidores. O espaço terá 800 metros quadrados e trabalhará com todos os produtos Sony, além dos das empresas irmãs (Sony Ericson, Pictures e Music), e toda a linha de acessórios compatíveis. As novidades chegarão primeiro lá. Um exemplo são os tocadores de MP3 Rolly, um robô que toca música e dança ao mesmo tempo. Os preços serão os de mercado, os mesmos praticados em outras redes.