09/08/2002 - 10:00
Dentro da rica mitologia da música pop, os álbuns Sgt. Pepper’s lonely heart’s club band, dos Beatles, e Pet sounds, dos Beach Boys, ocupam um nicho muito especial. Ao mesmo tempo que são considerados os melhores discos de todos os tempos, jamais foram apresentados ao vivo. Em janeiro deste ano a curiosidade histórica foi parcialmente satisfeita com os shows recriados no CD Brian Wilson presents Pet sounds live, no qual o produtor, cantor, arranjador, baixista e principal cantor dos Beach Boys interpreta uma a uma, e na ordem, as faixas de sua obra lendária. Lançado em 1966, Pet sounds não foi um sucesso de vendas na época, mas causou furor em Londres, então a capital dos modismos, obrigando os Beatles a se superarem no ano seguinte com Sgt. Pepper’s.
Para que se tenha uma idéia do impacto do álbum dos Beach Boys,
God only knows, faixa lindamente recriada ao vivo por Wilson, foi chamada por Paul McCartney de “a melhor canção já feita”. O
fato é que desde 1965 Wilson vinha sofrendo colapsos por stress
e uso de drogas. Quando ouviu Rubber soul, dos colegas ingleses, praticamente enlouqueceu de vez, trancando-se no estúdio com seus cachorros e instrumentos para criar um novo som. Conseguiu. Depois de anos atormentado, passando por várias internações, Wilson voltou para a estrada em 1999, sendo recebido como um herói. Ao recriar sua maior obra no palco do Royal Festival Hall londrino, no país onde sempre foi reverenciado, atingiu status de semideus.
Os Beach Boys nunca foram rivais diretos dos Beatles, apesar de beberem da mesma fonte, o rock’n’roll de Chuck Berry. Quando estouraram em 1962, os Fab Four ainda estavam batendo as cabeças no teto do Cavern Club de Liverpool. Coincidência ou não, Wilson – que sobreviveu aos seus irmãos Carl e Denis, com quem formou os Beach Boys – nasceu dois dias depois de McCartney.