Mamãe sabe-tudo

Estudo da Universidade de Richmond (EUA) sugere que a maternidade protege a mulher do risco da demência e a torna mais inteligente. Testes avaliaram a memória de ratas com e sem filhotes. As que tiveram crias se saíram melhor. Descobriu-se também que os cérebros das mães apresentaram mudanças capazes de reduzir o perigo do mal de Alzheimer. Detalhe: as ratas com mais de uma ninhada foram as mais espertas.

Não esqueça da dengue
     

No próximo dia 23, acontece o Dia D de combate à dengue. A ação é nacional e visa eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti (o transmissor da doença), caso de garrafas, pneus e pratos de vasos de plantas, entre outros objetos que acumulam água. Para ajudar nessa campanha, a Unicamp e a Prefeitura de Campinas (SP) desenvolveram um jogo educativo parecido com o bingo. De modo divertido, ele traz 75 conceitos relativos à dengue. Duas mil cópias do jogo já foram distribuídas.
Teste rápido para Aids. O FDA, órgão americano que controla remédios, aprovou há duas semanas um novo exame, batizado de OraQuick, para identificar o HIV, vírus da Aids. O resultado sai em 20 minutos. Uma gota de sangue tirada do dedo é colocada num tubo especial. Como nos testes de gravidez, o artefato exibe um visor. Uma linha avermelhada significa ausência do vírus. Se surgirem duas linhas, o paciente deve procurar o médico e fazer mais exames.

Transfusão tem alternativa

Cientistas canadenses criaram uma alternativa para casos em que o credo religioso não permite a transfusão sanguínea. É uma solução sintética com hemoglobina (proteína que contém ferro). Apesar de não apresentar células (glóbulos vermelhos), a substância consegue fazer o transporte do oxigênio para os tecidos. Ela foi usada numa criança de 14 anos que é Testemunha de Jeová.

Calcanhar

Há dois anos tenho rachaduras no calcanhar. Já passei cremes, uso lixa, tirei com lâmina, mas elas voltam e doem. Como cuidar?
Vera Serpione, Itapevi (SP)

Você precisa hidratar melhor a pele da sola dos pés com produtos específicos para a área. Há diversas alternativas, entre elas cremes à base de uréia ou ácido salicílico com vaselina. Use-os até três vezes ao dia se for necessário. Vale a pena também se esforçar para não traumatizar continuamente a região, lixando e cortando demais. Nesses casos, a pele pode reagir a essas agressões, aumentando a espessura da epiderme. A pele mais espessa e não hidratada adequadamente tenderá a ter ainda mais rachaduras, determinando uma espécie de ciclo vicioso. Se você estiver convivendo com as rachaduras, deve usar uma pomada cicatrizante no interior delas. Em geral, essas pomadas contêm antibióticos e enzimas como a fibrinolisina, entre outras. Se o problema persistir, procure um médico.
Ediléia Bagatin, dermatologista da Universidade Federal de São Paulo

Colesterol

A berinjela é benéfica ou não ao colesterol?
Max Aires, Maceió (AL)

A ação da berinjela contra o colesterol ainda é controversa. Alguns estudos demonstram que ela tem algum efeito contra o LDL (mau colesterol) apenas se for consumida em grandes quantidades. Outros trabalhos mostram que a berinjela não tem nenhuma ação. Ou seja, são necessárias mais pesquisas para se chegar a uma conclusão.
Expedito Ribeiro, cardiologista do Instituto do Coração, de São Paulo