A indústria da moda estabeleceu-se como uma das mais importantes do mundo oferecendo soluções para serem usadas da porta de casa para fora. Neste campo, há grifes e peças para todos os gostos e bolsos. Mas da porta para dentro, nos momentos de folga, não há mulher, mesmo no grupo das mais elegantes, que, sem saber o que vestir, não tenha cometido deslizes. A estilista Clô Orozco, da grife Huis Clos, percebeu essa lacuna no guarda-roupa feminino de suas clientes a partir das falhas de seu próprio closet. E teve uma idéia: encontrar a fórmula para vestir a mulher com elegância e conforto dentro de casa sem levar a formalidade das roupas de trabalho para os períodos de descanso. Ela acaba de lançar a linha Huis Clos, (se diz Huis Clos vírgula), com 20 modelos pensados para resolver esse problema. “As poucas grifes que apostavam numa roupa mais confortável foram para outro caminho. Por isso, decidi fazer o que eu tinha vontade de usar em casa”, conta ela.

Clô investiu numa nova filosofia de vestuário, que ela chama de homewear. Criou blusas, calças, camisetas e casacos em algodão com proporções diferentes, especialmente para as pausas da mulher antenada com a moda. As peças são perfeitas para momentos de descontração, como reunir amigos para assistir a um DVD ou preparar o jantar. Tudo sem abrir mão do estilo. As novas criações são versáteis e podem ser usadas em situações de rotina, dos encontros informais às brincadeiras com as crianças. “Oferecemos conforto, mas não são roupas de ginástica”, explica Clô. O fato de terem sido idealizadas para o uso entre quatro paredes não torna as peças baratas. Uma calça da nova linha custa R$ 381, a regata sai por R$ 182 e o blusão é vendido por R$ 374.

A estilista não decreta, no entanto, o fim do blusão de moleton ou da velha calça de pijama que todo mundo tem escondida em alguma gaveta do armário. “Não sou contra a roupa velha que a pessoa adora. Até acho interessante misturar uma calça meio surrada com uma blusa da nossa coleção”, sugere. “A idéia é buscar conforto dentro de uma composição bem resolvida”, acrescenta ela. No fundo, essa é a combinação que todas as mulheres sonham.

20 modelos foram criados para a linha, entre calças, camisetas e casacos