31/05/2006 - 10:00
Cada vez menores
A empresa finlandesa VTT deu mais um
passo para a miniaturização dos componentes eletrônicos ao substituir o quartzo pelo silicone.
A partir de agora, será possível, por exemplo, colocar um relógio nos cartões de crédito. A
nova tecnologia deixará a próxima geração de equipamentos eletrônicos menor e mais potente
Um tênis e muito mais
Um ambicioso acordo entre a Nike e a Apple deu uma nova função ao iPod. Agora, o tocador digital de música também ajudará a emagrecer. Um sensor instalado no tênis e um receptor conectado ao aparelho permitirão que o iPod armazene informações como tempo do exercício, distância percorrida, queima de calorias e o ritmo de batimentos cardíacos ideal para quem corre ou pedala. Entre uma música e outra, o famoso ciclista americano Lance Armstrong ainda dá dicas para um treino mais eficiente. A novidade, que estará nas lojas dos EUA em duas semanas, segue a tendência mundial dos equipamentos eletrônicos que aos poucos se tornam multifuncionais.
Proteção ambiental
Além de catalogar as mais de 50 espécies de pássaros
que vivem em seus 75 mil m2, a Fundação Maria Luisa
e Oscar Americano, de São Paulo, gravou o canto de
cada um deles (como o pica-pau-de-banda-branca, ao
lado) e preparou uma exposição multimídia com imagens
e sons. Não é uma iniciativa isolada. Uma pesquisa do Ministério do Meio Ambiente revela que a preocupação
dos brasileiros com o patrimônio ambiental cresceu 30% nos últimos 15 anos.
Big Brother
Um levantamento feito pela consultoria americana Webroot revelou que nove entre dez computadores estão infectados por vírus-espiões. Detalhe: a pesquisa só levou em conta os equipamentos protegidos por antivírus. O número é 15% maior que o de 2005 devido ao surgimento de mais sites que instalam automaticamente os espiões nos computadores que acessam suas páginas. Para se proteger, é preciso manter os programas de proteção sempre atualizados.
Viva a Mata Atlântica!
O Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) é um convite tanto para refletirmos sobre a situação desse bioma, que já foi 93% devastado, como para uma grande festa. O motivo para celebrarmos está na vasta rede de pessoas e instituições que buscam soluções para protegê-lo. A Mata Atlântica é considerada o santuário ecológico mais rico da Terra e também um dos mais ameaçados. Reúne 15% de todas as formas de vida animal e vegetal do planeta; o número de espécies de aves – mais de 650 identificadas até hoje – é maior que o catalogado em toda a Europa. O endereço da festa, que será aberta ao público, é Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Nos dias 26, 27 e 28 de maio, das 10 h às 18 h, projetos na área de meio ambiente, realizados em diferentes regiões do Brasil, estarão ali expostos. Haverá também muitas atividades para toda a família. Nesse período, faremos nossos alertas eternos pela conservação dos remanescentes da Mata que são essenciais para a qualidade de vida de mais de 110 milhões de brasileiros. Também vamos comemorar e, acima de tudo, convocar todos a serem protagonistas da história de luta pela Mata Atlântica. Participe.
Mario Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica