21/11/2002 - 10:00
Edifício Master (cartaz nacional na sexta-feira 22) – Um condomínio de apartamentos de quarto-e-sala no bairro carioca de Copacabana serve de cenário para este documentário de Eduardo Coutinho, que por ora trocou a vida no morro retratada em Santo forte e Babilônia 2000 pelo cotidiano da classe média baixa. Filmado em apenas uma semana, a fita coleciona depoimentos de 37 moradores do prédio de 12 andares e 23 apartamentos por andar. Alguns deles cativam pela força do relato, caso do ex-funcionário da Pan Air que diz ter conhecido Frank Sinatra. Ou a conversa franca e desconcertante da prostituta mineira que gastou o primeiro pagamento numa lanchonete de comida rápida. Embora o filme evite alinhavar vidas tão singulares de forma reducionista, seu tema secreto acaba se revelando. Ele se chama solidão. (Ivan Claudio)
Vale a pena
Full frontal (cartaz nacional na sexta-feira 22) – Filmado em 18 dias ao custo mínimo de US$ 2 milhões, Full frontal é uma daquelas extravagâncias com jeitão independente que deve afugentar dos cinemas quem gostou de Traffic e Onze homens e um segredo – títulos anteriores do diretor Steven Soderbergh –, mesmo que traga Julia Roberts e David Duchovny no elenco. Alternando cenas de vídeo digital e 35mm, a história acompanha de forma fragmentada – para não dizer confusa – um dia na vida de sete amigos de Los Angeles. Segundo Soderbergh, a intenção era realizar um Cenas de um casamento sueco, de Ingmar Bergman, ao estilo do seriado Cops. No entanto, ele não conseguiu
nem uma coisa nem outra. (Ivan Claudio)
Vá se tiver tempo