Boas novas

A mais recente opção para tratar a disfunção erétil é um creme aplicado diretamente sobre o pênis. Ele contém alprostadil, composto até então disponível apenas na forma injetável. “Faltam mais estudos, mas esse produto pode ser uma alternativa para quem não tolera remédios orais ou injeções”, diz o urologista Sidney Glina, de São Paulo. O creme, chamado de Befar, por enquanto só é vendido na Ásia. Outra novidade: cientistas alemães acreditam que uma droga contra o mal de Parkinson pode ampliar a chance de o homem atingir mais de um orgasmo. O remédio inibe a ação do hormônio prolactina, cuja presença no organismo se eleva após o clímax. Como a droga diminuiu o nível dessa substância e multiplicou o prazer masculino, suspeita-se de uma ligação entre o hormônio e o orgasmo.

Dois em um

Chega esta semana ao mercado o remédio Xalacom, do laboratório Pharmacia, contra o glaucoma. A doença causa aumento da pressão interna do olho e pode levar à cegueira. Segundo a empresa, uma das vantagens da droga é o fato de o colírio ser usado apenas uma vez por dia. Isso é possível porque o Xalacom é feito com a associação de duas substâncias já adotadas separadamente contra o problema. Porém, o oftalmologista Ricardo Uras, de São Paulo, faz uma ressalva. “O remédio é indicado só às pessoas que já usam essas duas substâncias.”

Vermelho vivo

A Anna Pegova tem uma novidade que promete prolongar a sensação de bem-estar após um bom banho. A empresa lança um óleo desodorante corporal com extratos de morango e de uma flor vermelha chamada coquelicot, típica da região mediterrânea. De acordo com o fabricante, o produto, que faz parte da Linha Corporal da marca, apresenta flavonóides (substâncias que combatem o envelhecimento da pele) e tem ação calmante e hidratante.

Ultra-som portátil

O primeiro aparelho portátil de ultra-sonografia do mundo, desenvolvido pela General Electric, tem o tamanho de um laptop, exibe imagens tridimensionais e em cores. Será usado em ambulâncias, nas emergências cardiológicas e em eventos esportivos. Já disponível no Brasil, o Logiq-Book, como é chamada a novidade, custa cerca de US$ 35 mil. No lançamento, o fabricante doou aparelhos ao Instituto do Coração e ao Hospital das Clínicas de São Paulo.

AVC

Como se previne o acidente vascular cerebral?
Hilário Azevedo, Ceará

O acidente vascular cerebral é caracterizado pelo rompimento ou entupimento de um vaso sanguíneo do cérebro desencadeado por vários fatores. Alguns são mais importantes e podem ser modificados ou controlados: pressão alta, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabete, obesidade, stress e fumo. Há ainda fatores hereditários. Observa-se maior tendência de ocorrência do AVC em certos grupos étnicos, como os negros e os japoneses.
Sérgio Roberto Haussen, professor de neurologia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre

Massa muscular

Gostaria de dicas para aumentar a massa muscular à base de alimentação e suplementos.
João Carlos, via e-mail

Antes de tomar suplementos, tente aumentar a massa muscular apenas com alimentação correta. Para isso, você deve comer antes do treino (café da manhã, por exemplo). Logo após a musculação, também deve fazer uma refeição com pelo menos um tipo de carboidrato e um tipo de proteína. No almoço, uma opção é servir-se de carne e massa. Se for um lanche, tomar vitamina de aveia, iogurte e fruta é uma alternativa. Isso até 1h30 após o exercício. É nesse período que as células que formam o músculo estão mais ativas. Se depois de dois meses a dieta não surtir efeito, pode recorrer aos suplementos (shakes ou barras). Mas isso
serve para quem é magro e quer ganhar massa. Não para quem
quer perder peso.
Eloisa Guarita, nutricionista da empresa de consultoria RG Nutri