Mas um júri composto só por homens, pinçado pela revista Vogue, se prestou a este árduo trabalho. E, ao que tudo indica, foi bem-sucedido. Dez belíssimos rostos vão ilustrar a capa de maio da revista, mês em que comemora 27 anos de Brasil. As escolhidas foram as atrizes Luana Piovani, Carolina Ferraz, Bruna Lombardi, Malu Mader, Camila Pitanga; as modelos Fernanda Tavares e Ana Hickmann, além de Xuxa e Fernanda Lima e da socialite paulista Ana Tereza Bardela. A número 1 do mundo, Gisele Bündchen, claro, também foi selecionada, mas, por motivos contratuais, não pôde ser fotografada ao lado das outras beldades.

Além da capa, as lindas mulheres do Brasil, como foram chamadas pela Vogue, vão estampar um painel gigante na entrada do Shopping Iguatemi, em São Paulo, durante todo o mês de maio. Já as fotos que irão ilustrar a reportagem estarão expostas no chamado “espaço fashion”, no último andar do shopping. Não bastasse a beleza das 11 mais, as fotos merecem ser admiradas pelo talento do fotógrafo Miro.

A idéia de fazer essa seleção nasceu de um papo entre o diretor da Vogue, Andrea Carta, e Carlos Jereissati Filho, um dos donos do Shopping Iguatemi de São Paulo. Carta queria comemorar os 27 anos da revista em grande estilo e Jereissati estava pensando em algo grande para lembrar o mês das mães. “Resolvemos fazer uma grande matéria e transportar as imagens para o shopping”, diz Carta. “Democratizamos a beleza”, completa Jereissati. O empresário também fez parte do júri, que incluiu ainda o fotógrafo J.R. Duran, o consultor de moda Fernando de Barros, o colunista social César Giobbi, o arquiteto Isay Weinfeld, Ivo Pintanguy e Jô Soares, entre outros.

A modelo Ana Hickmann, apontada como uma das sucessoras de Gisele Bündchen, e eleita uma das “lindas”, afirma estar muito feliz com a escolha. “É mais do que um elogio. O Brasil tem mulheres muito bonitas, e estar entre as mais belas é maravilhoso”, diz. Ana, que atualmente mora em Nova York, está num grande momento de sua carreira. Reconhecida internacionalmente, diz que nunca diz “não” para um convite de trabalho no Brasil. “Venho sempre. Voltar é importante. É o meu país e todos aqui me tratam com muito carinho. Quero retribuir isso.” Os olhos agradecem.