17/05/2006 - 10:00
chegada do frio já dá sinais de um inverno mais sóbrio e confortável do que o exibido nas passarelas. Babados, saias godês e mangas bufantes não terão a mesma força nas ruas que tiveram nos desfiles. “Vestidos soltinhos e silhuetas acinturadas trarão de volta a liberdade e a feminilidade da mulher”, diz a consultora de moda Costanza Pascolato. Entre os homens, será a vez da modelagem slim, ou seja, curta e ajustada. “Invista, por exemplo, nas calças palitos, que caem rente ao corpo”, ensina o estilista Ricardo Almeida.
Os anos 80 continuarão influenciando, razão da presença de couros, calças justinhas e jaquetas perfectos (aquelas bufantes). Mas, felizmente, o inverno
ganhará mais charme com elementos das décadas de 20 e 60. “Reinarão os vestidos na altura do joelho, típicos dos anos 20, e os sapatos bonecas”, diz Costanza. Já dos anos 60, voltam as cinturas marcadas com faixas e cintos largos. Detalhe: segundo a consultora de moda, 80% das mulheres podem sofrer um indesejável efeito-botijão com os cinturões. “Nesses casos, vale o cinto fininho ou uma corrente delicada”, aconselha.
O vestido tipo chemisier (camisão) da
estilista Cris Barros promete ser o hit da
estação. Em malhas de seda ou supercetim, desenha o corpo com formas retas, mas, ao mesmo tempo, com movimento e drapeados. Na foto ao lado, a peça aparece sobreposta à clássica meia-calça preta, o curinga do inverno. Presente nas passarelas de Fause Haten, Maria Bonita Extra e Patachou, a meia preta – fina ou fio 40 – será usada também com shorts e bermudas. O negro volta a reinar.“Além do preto, veremos cinzas, marinho e marrom”, diz Ricardo Almeida, que em seu último desfile chamou a atenção dos fashionistas para uma inusitada combinação de cachecol com gravata.